12/11/14 às 17h58 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Cine Brasília é palco de Festival de Música

O espaço também vai exibir filme sobre o estilo musical Passinho

Após o sucesso da mostra “A Virada 25 Anos da Queda do Muro de Berlim”, o Cine Brasília servirá de palco para o Festival de Música da Nacional FM, entre os dias 13 e 16 de novembro.

Em sua sexta edição, o evento, que premia artistas brasilienses, é promovido pela Rádio Nacional FM de Brasília e pela emissora Empresa Brasil de Comunicação. O Festival busca valorizar os artistas da capital federal, oferecendo um espaço para divulgação dos seus trabalhos e proporcionando o reconhecimento do público.

Na sequência, entre os dias 17 e 18, o Cine Brasília será a sede do Encontro de profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF.

Programação cinematográfica
No dia 19 será realizada da III Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça – SERNEGRA, que exibirá às 19h30, o longa brasileiro A Batalha do Passinho.

O filme fala sobre o passinho, estilo de dança que cresceu nas favelas do Rio de Janeiro, e se tornou uma nova forma de dançar o funk carioca. Quando o vídeo de Beiçola e seus amigos, “Passinho Foda” atingiu o número de quatro milhões de acessos no Youtube, o estilo começou a ser reproduzidos nos bailes das comunidades.

O documentário mostra a vida dos dançarinos e as proporções que o fenômeno atingiu, uma vez que se expande para além dos bailes, favelas e DJs.

Ao final da projeção haverá debate com o diretor Emilio Domingos e o encerramento será com show da Banda Marchetaria, que se apresenta a partir das 22h.

Longa humanitário
No dia 20, a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras vai exibir um longa que aborda os desafios de médicos que ajudam moradores de regiões tomadas por conflitos. É a produção Acesso à Zona de Perigo (Access to the danger zone, Brasil/MSF, 2012, documentário, 70 min, classificação 16 anos), direção: Eddie Gregor e Peter Casaer.

O filme produzido pela organização Médicos Sem Fronteiras aborda os desafios de se levar ajuda humanitária a pessoas em regiões tomadas por conflitos armados. Sob fogo cruzado, as organizações de ajuda esforçam-se para que suas operações sejam realizadas com respeito à integridade de suas equipes, instalações e pacientes. Mas, em meio aos interesses dos diferentes lados dos conflitos, e apesar de serem neutras e imparciais, elas são muitas vezes confundidas e tornam-se alvos de ataques, ficando tão expostas à violência quanto às populações que procuram ajudar.

Serviço
Dias: 13, 14, 15 e 16 – Festival de Música da Nacional FM (entrada Franca, classificação indicativa 16 anos)

Dias: 17,18 – Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do DF (evento para profissionais da área)

Dia: 19 – III Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça – SERNEGRA. (Entrada Franca)
19h30 – A Batalha do Passinho (Brasil, 2013, documentário, 75 min, classificação 10 anos), direção: Emilio Domingos.

Dia: 20 – Médicos Sem Fronteiras – (entrada Franca, classificação indicativa 16 anos).
19h30 – Acesso à Zona de Perigo (Access too lhe ranger zone, Brasil/MSF, 2012, documentário, 70 min, classificação 16 anos), direção: Eddie Grego e Peter Casear.