Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/15 às 13h31 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Cine Brasília apresenta o zirig dum de Renato Matos

COMPARTILHAR

Artista plástico, ator, poeta e virtuoso multi-instrumentista, o baiano Renato Matos chegou a Brasília no início dos anos 70 para exercitar sua pintura, incentivado por uma professora de Salvador. Desde que adotou Brasília como seu novo lar, Renato deixou marcas importantes na identidade da capital federal. Essa trajetória será projetada na tela do Cine Brasília a partir desta quinta (27), na estreia nacional – chegando ainda ao mercado exibidor de Goiânia e Salvador – de Zirig Dum Brasília – A Arte e o Sonho de Renato Matos, dirigido pelo também baiano e radicado no Distrito Federal André Luiz Oliveira.

No filme, realizado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Oliveira passa pela história de vida e obra do artista de 63 anos mostrando a íntima relação de Renato com Brasília, por meio de suas opiniões críticas e bem-humoradas, além dos versos de suas canções e de suas expressões autorais na pintura, na poesia e nas instalações sonoras que o levaram a expor na Europa e nos Estados Unidos.

O filme levou o troféu Câmara Legislativa de melhor direção, trilha sonora e longa segundo o júri popular na edição do ano passado do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A sessão de estreia será às 21h. Confira a programação completa aqui.