Projeto é o primeiro da categoria a receber apoio do FAC
Os ciganos da etnia Calon promovem, neste fim de semana, uma série de apresentações musicais e danças típicas da cultura cigana em várias cidades do Distrito Federal.
Nesta sexta, o grupo estará na Cidade Estrutural, a partir das 19h.
Sábado, quem recebe os ciganos é a cidade de Sobradinho. A apresentação será na Rota do Cavalo, a partir das 15h.
Para encerrar o circuito, os ciganos se apresentam no domingo, às 20h, em Planaltina.
Entre as atrações estão a dupla “Cigano e Ciganito”, “Grupo Paixão Cigana” e o cantor Luan de Sousa.
O projeto é o primeiro dessa categoria financiado com recursos do FAC com base na proposta da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural de atender a diferentes segmentos culturais.
“É a realização de um sonho poder mostrar nossa cultura raiz, verdadeira, e não o que as pessoas acham que somos. É uma oportunidade de visibilidade do povo cigano como patrimônio do Brasil”, afirma Daiane da Rocha, cigana da etnia Calón.
A etnia participou de uma reunião do projeto Portas Abertas sobre Cultura Cigana.
O projeto da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC-DF) se reuniu com diversos movimentos culturais a fim de ouvir suas pautas no inicio de 2015.
Ao longo do ano, a Subsecretaria promoveu oficinas com orientação para diferentes segmentos sobre o Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), que é fundamental para a participação dos editais do FAC, e uma oficina específica para preenchimento dos formulários do edital 01/2015.
A família e grupo cultural do qual Daiane faz parte foi o primeiro grupo cigano a se cadastrar no CEAC, e o primeiro a ganhar um edital do FAC.
“Estou muito feliz e sei que vai ficar pra história do nosso povo”, concluiu.