22/02/18 às 17h23 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Centro de Dança do DF reabre dia 28

No próximo dia 28 de fevereiro, quarta-feira, às 19 horas, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, reabre o Centro de Dança do DF (SAN Quadra 1, Av. N2), com solenidade que contará com a presença da comunidade artística do DF e representantes institucionais.

Com valor aproximado de R$ 3,2 milhões, financiados pela Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal), a ampla reforma do Centro incluiu reinstalação de piso com materiais próprios para prática de dança, reforma da fachada, construção de banheiros, renovação de sistemas elétrico e hidráulico, troca de sistema de para-raios, adequações para garantir acessibilidade, melhorias na ventilação, entre outros aperfeiçoamentos.

O Centro de Dança, fechado desde 2013, oferece cinco salas destinadas às práticas corporais; sete salas para práticas de produção, gestão e reflexão teórica; videoteca; jardim interno, salão de estar e cozinha. De acordo com o secretário Guilherme Reis, a Secretaria de Cultura do DF inicia, assim, o processo de devolução de espaços culturais que estavam fechados desde antes do início da atual gestão. “Vamos devolver à população não apenas um espaço revitalizado, mas também uma nova visão de gestão, com participação de entidades da sociedade civil, ajudando a dinamizar o espaço, sem perder a possibilidade de acolher as propostas de toda a comunidade.”, explica o secretário.

A gestão da programação do Centro de Dança será conduzida pela Secretaria de Cultura, em parceria com uma organização da sociedade civil – a Conexões Criativas, associação selecionada por meio de chamamento público realizado em 2017. A colaboração está integrada ao Programa Lugar de Cultura e alinhada às diretrizes da Política de Estímulo e Valorização da Dança do DF, publicada em agosto de 2017, após amplo diálogo com a sociedade civil.

A parceria irá realizar a programação do espaço, sua ocupação e dinamização, estimulando a pesquisa e a criação. A proposta é fomentar a produção, promoção e internacionalização e fortalecer a cadeia produtiva da dança, com vistas ao desenvolvimento do setor. As atividades do Centro de dança terão caráter de formação e qualificação com a participação ativa da comunidade, portas abertas ao público e presença de agentes convidados, nacionais e internacionais.

Durante o ano de 2018, com orçamento total de R$600 mil para 10 meses de ação, a associação ficará responsável pela parceria na gestão do Centro. Ao longo deste período, convocatórias públicas permitirão a ocupação dos espaços do Centro de Dança, a primeira delas lançada no dia da reabertura.

O evento de reabertura terá apresentações de artistas da dança do DF e será inaugurada a exposição fotográfica “Dança e Memória”, que fica aberta a visitação até o mês de junho. Trata-se de uma mostra com cerca de 30 fotos de artistas e grupos que vêm construindo a cena da dança do DF, a partir do acervo da exposição sobre os 45 anos da Dança no DF, organizada por Marconi Valadares e Yara de Cunto, convidados a revisitar essa coleção.

Todas as informações sobre o projeto e as convocatórias serão divulgadas no site da Secretaria de Cultura (www.cultura.df.gov.br) e em suas páginas no Facebook e Instagram.

Lugar de Cultura

O projeto de gestrão do Centro de Dança do DF faz parte do programa Lugar de Cultura, que reúne uma série de ações continuadas para a valorização e a preservação do patrimônio cultural e espaços culturais da cidade.

Segundo o Secretário Guilherme Reis, “o programa propõe significativos avanços para a recuperação e fortalecimento dos espaços culturais, desde a execução de obras fundamentais a um pensamento mais moderno de gestão, programação e sustentabilidade”.

Previsto na Lei Orgânica da Cultura (LOC), sancionada em dezembro de 2017, o Lugar de Cultura está organizado em três eixos: infraestrutura (manutenção, recuperação e preservação dos espaços), gestão (modelos para o melhor funcionamento do equipamento público, prevendo participação social) e programação (sensibilização de novos públicos, fomento e ações continuadas).

SOBRE O CENTRO DE DANÇA

CENTRO DE DANÇA DO DF – Fundado em 1993, o Centro de Dança é destinado à pesquisa, ensaios, oficinas, workshops e cursos da área de dança, tanto por parte de realizadores locais quanto por convidados e visitantes. Tem como foco a função artística da dança nas suas diversas estéticas e abordagens, de maneira a contribuir com a consolidação de uma política pública no DF, visando à formação, pesquisa coreográfica, aprimoramento e difusão da dança. Já foi locus de companhias importantes do cenário da dança brasileira, como Anti Status Quo, Alaya Dança, baSiraH, Beton, Grupo Stillo, entre outras. Em 2009, o Centro passou a fazer parte dos equipamentos públicos de cultura gerenciados pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

CONEXÕES CRIATIVAS – A Conexões Criativas, fundada em 2009 em Salvador, Bahia, é uma organização social sem fins lucrativos que atua na formulação, produção e realização de projetos para o desenvolvimento das artes e da comunicação. A associação foi selecionada em chamamento público nacional para a execução desta parceria por meio do Edital nº 13/2017 da Secretaria de Cultura.

O trabalho parte do contexto dos agentes e práticas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, se firma numa postura propositiva, animada pelo desejo de compor novas lógicas de dança e de cultura, articulando a cena do DF com as esferas nacional e internacional, potencializando redes e novas “coreografias sociais”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Secretaria de Cultura
(61) 3325-1068 | +55 (61) 3325-6220