18/11/16 às 20h37 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Casa do Cantador recebe 16º Encontro de Violeiros e Violeiras do DF

Evento vai até domingo com oficinas e shows

Ocorre em Brasília até o domingo (20), a 16ª edição do Encontro de Violeiros e Violeiras do DF. O evento surgiu em 2001, em Brazlândia e, a partir de 2013, por meio de uma lei, foi incorporado ao calendário oficial de eventos do DF. Este ano, o Encontro passa a ser itinerante e será realizado na Casa do Cantador, em Ceilândia, primeira cidade escolhida para sediar a festividade.

A 16ª edição do Encontro de Violeiros e Violeiras – DF trará artistas de estados como Minas, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná além do Distrito Federal. O público do evento será presenteado com apresentações musicais, oficinas temáticas, exposições de instrumentos e objetos relacionados à cultura caipira, entre outras atrações ligadas ao segmento. O encontro deste ano também irá comemorar os 30 anos de inauguração da Casa do Cantador, considerada o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal.

Entre as principais atrações está a dupla de violeiros André e Andrade, com 40 anos de carreira, muito conhecida em todo o País, que abrirá o evento. Outras duplas de destaque como Zé Mulato e Cassiano, considerada hoje a melhor e mais autentica dupla caipira do Brasil, e grandes nomes da música caipira feminina, entre elas, Juliana Andrade e Jucimara, de São Paulo, e a violeira Karen Parreira, de Ceilândia, consagrada duas vezes com o Prêmio da Música Brasileira, são presenças já confirmadas no Encontro, que este ano destaca a participação das mulheres na música caipira.

As edições anteriores tiveram a participação de outros artistas renomados como Almir Sater, Irmãs Galvão, Renato Teixeira, entre outros.

O Encontro de Violeiros e Violeiras – DF é produzido há mais de 10 anos pelo Clube do Violeiro Caipira de Brasília, presidido atualmente pelo violeiro e produtor cultural Volmi Batista da Silva, com o patrocínio do Governo do Distrito Federal.

O objetivo do Encontro é dar maior visibilidade ao segmento da música caipira no Brasil, bem como abrir portas e criar um palco para mostra da grande produção de música caipira no DF, entorno e em todo o território nacional.

O evento ainda busca criar um espaço de reflexão sobre a cultura popular brasileira, de maneira geral, especialmente a cultura regional caipira. As atividades visam a divulgação e valorização da cultura popular.

17/11 – QUINTA-FEIRA

19h ABERTURA DA EXPOSIÇÃO – ELEMENTOS DA MÚSICA CAIPIRA

Palco

20h – APRESENTAÇÃO DE VIOLEIROS: KAREN PARREIRA – HOMENAGEM AO VIOLEIRO MOZAR FELICIANO

21:40h ABERTURA OFICIAL com a presença de autoridades e artistas

22h Shows de abertura: – ANDRÉ E ANDRADE – GO

18/11 – SEXTA-FEIRA

Palco

20h – APRESENTAÇÃO DE VIOLEIROS: SINVAL GOMES E DIAMANTINO – PAULO CRUZ E ZÉ EDUARDO – SP – ÂNDERES E FERNANDES – JACARANDÁ E BRAÚNA – ZÉ MULATO E CASSIANO – PEREIRA DA VIOLA

19/11 – SÁBADO

09 às 12h Oficinas de viola e troca de saberes (Dyego/Gustavo)

14h – Anfi teatro – Lançamento da revista “Cadeia produtiva da música e viola caipira”

DEBATE: Criação do dia nacional da música e viola caipira

Convidados: Claudivan Santiago (Gab. Dep. Sérgio Reis) – Luiz Rocha (Programa Brasil Caipira) Dep. Luzia de Paula – Pereira da Viola (ANVB)

Palco

20h – APRESENTAÇÃO DE VIOLEIROS: DYEGO E GUSTAVO – IDELBRANDO E BARCELLUS – THIAGO HENRIQUE – VANDERLEY E VALTECY – ÊNIO LIMA E GUSTAVO NETO – GALVAN E GALVÃOZINHO

20/11 – DOMINGO

15h – APRESENTAÇÃO DE VIOLEIROS: ORQUESTRA RODA DE VIOLA – MAIKE RENER E VALTER NETO – VOLMI BATISTA E APARÍCIO RIBEIRO – MACEDO E MARIANO – JULIANA ANDRADE E JUCIMARA

18:30H – SHOW DE Encerramento com: LUCAS REIS E THÁCIO

Atrações diárias e permanentes

Barracas de comidas típicas e artesanato, Exposições de Instrumentos Musicais, Capas de discos e cartazes.

ENTRADA FRANCA

Local: CASA DO CANTADOR – QUADRA 32 ÁREA ESPECIAL G CEILÂNDIA SUL/DF

Informações pelos telefones: (61) 3301-5888 / (61) 9964-7945 (Volmi Batista – coordenador) / clubedovioleirocaipira@gmail.com -www.clubedovioleirocaipira.com.br