6/11/18 às 15h38 - Atualizado em 9/11/18 às 18h18

Casa do Cantador comemora 32 anos

Data será celebrada com festival gratuito de repentistas, dias 9 e 10 de novembro

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC),  4º Encontro dos Campeões do Repente traz para o Distrito Federal neste fim de semana consagrados repentistas e jovens talentos da arte nordestina do improviso e cantoria. Serão duas noites de desafios competitivos na Casa do Cantador, em Ceilândia, dias 9 e 10 de novembro. O evento, com o tema “Gêneros e Gerações”, acontece em meio à comemoração dos 32 anos deste importante espaço cultural, conhecido como o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel do DF.

A exemplo de todas as edições anteriores, cantadores locais compartilham o palco do festival com artistas vindos de vários estados do Nordeste. Uma das presenças ilustres este ano é Mocinha de Passira. Aos 72 anos, Mocinha é uma das repentistas mais experientes do país. Em 56 na estrada como violeira, Mocinha que precisou fugir de casa para cantar usa a arte para combate com vigor o machismo .

Além da competição de repentistas, compõem a programação festiva apresentações de Teatro de Mamulengo, Literatura de Cordel, declamação de Poemas Matutos e uma oficina de poesia nordestina.

Interatividade – Toda a programação musical do festival será transmitida em tempo real na página oficial do Encontro dos Campeões do Repente. Uma oportunidade bacana para quem está longe torcer por suas duplas favoritas e comentar as apresentações. No site CampeoesdoRepente.com.br serão disponibilizados, gratuitamente, gravações de áudio e vídeo, feitas durante o encontro.

Casa do Cantador – Inaugurada em 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador nasceu como uma homenagem à comunidade nordestina que mora no Distrito Federal. A edificação moderna traz assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer.

Serviço:

4º Encontro dos Campeões do Repente – Encontro de Gêneros e Gerações

Local: Casa do Cantador (QNN Quadra 32, Área Especial G – Ceilândia)

Entrada franca e livre para todos os públicos

Mais informações: campeoesdorepente.com.br/generosegeracoes/

Programação:

Sexta-feira, 9 de novembro

– 20h – Abertura com Mamulengo Presepada

– 20h30 a 23h – Disputa classificatória com cinco duplas de repentistas do DF e Entorno

– 23h10 – Encerramento com o anúncio da dupla classificada

Sábado, 10 de novembro

– Oficina de Poesia Popular Nordestina aberta ao público

– 20h – Abertura com Mamulengo Fuzuê

– 20h30 a 23h – Competição com quatro duplas de repentistas do Nordeste e a classificada do DF

– 23h10 – Encerramento com o anúncio da dupla vencedora da competição e condecoração.