Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/13 às 13h18 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Carnaval de Brasília volta para o Plano Piloto em grande estilo

COMPARTILHAR

36987

Arthur ainda não nasceu. Ele só tem seis meses de vida e ainda adormece no ventre da mãe. Inquieto, não para de dar chutes na barriga de Márcia Vieira. Toda a agitação pode ser um ensaio para a estreia na passarela na terça-feira de carnaval.

Arthur, que só chega ao mundo no fim de abril, vai invadir a avenida quando a bateria da Aruc tocar os primeiros acordes do enredo que falará de amor. Mas o menino que ainda nem nasceu não estará sozinho. Será guiado pela mãe, a Rainha da Bateria da escola.

Márcia Vieira é dona do posto há quatro anos. Em 2013 ela se despede dos ritmistas. Na terça (05/02) ela visitou a passarela da alegria. A fantasia que vai usar no dia 12 do desfile é segredo guardado a sete chaves. Certo é que todos vão poder ver que Arthur, o menino sambista, estará com a mãe a defender mais um título para a escola que mais venceu carnavais em Brasília.

“Me sinto homenageada, porque o enredo falar de amor e vou estar com o meu maior amor na barriga. Espero vencer mais uma vez. A escola está harmoniosa, bonita, preparada para ganhar”, diz Márcia Vieira.

Além de Márcia, as rainhas das baterias da Acadêmicos da Asa Norte, Karen Valéria; e da Mocidade Independente do Gama, Mari Célia, visitaram a passarela da alegria.

ESTRUTURA

Depois de oito anos sendo realizado no Ceilambódromo, o carnaval está de volta para a passarela da alegria no Plano Piloto. O retorno é uma reivindicação das agremiações e grupos carnavalescos. Além disso, vai facilitar o acesso de grande parte das escolas de samba e também dos foliões.


E para uma volta em grande estilo às origens, os organizadores montaram uma superestrutura na avenida entre o Mané Garrincha e o Tribunal de Contas do DF.
De acordo com o Subsecretário de Políticas e Promoções Culturais, Dorival Brandão, cerca de 300 operários trabalham na montagem das arquibancadas, camarotes e tendas. Uma estrutura de 600 toneladas com capacidade para receber 15 mil pessoas por dia. Tudo, segundo Simone, feito com todo o cuidado para garantir a segurança de quem for assistir ao carnaval de Brasília.

A FOLIA

Os desfiles das escolas de samba e dos blocos de enredo começam no sábado, dia 9, e seguem até a terça-feira de carnaval, dia 12 de fevereiro. Blocos de rua se apresentarão na Esplanada dos Ministérios e em vários espaços do Plano Piloto.
Entre as atrações estão bandas e grupos musicais, DJs e blocos tradicionais como Galinho de Brasília, Pacotão, Mamãe Taguá, Baratinha, Baratona, Asé Dúdú, Raparigueiros e Meninos de Ceilândia.
O público esperado pela organização é de 50 mil pessoas.

Confira Programação geral 2013