Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/07/21 às 10h58 - Atualizado em 21/07/21 às 10h33

Candanguinho publica resultado preliminar

COMPARTILHAR

Texto: Loane Bernardo /Edição: Sérgio Maggio

14/7/21

11:00:01

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (14.7), o resultado preliminar do I Prêmio Candanguinho de Poesia InfantoJuvenil. Com o objetivo de estimular o hábito à leitura e à formação de jovens escritores, o chamamento público vai selecionar 30 obras inéditas, de autoria de crianças e jovens para compor a coletânea de poesias “A Mala do Livro, Uma Viagem na Cultura”.

 

De iniciativa da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), que atende à Política do Livro, Escrita e Oralidade do Distrito Federal, o edital reuniu um número expressivo de inscrições de crianças e jovens moradores do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE), com poesias autorais.

 

Ao todo, 289 inscrições foram recebidas: 141 na categoria Infantil – de 7 a 12 anos; 100 na categoria Juvenil – de 13 a 17 anos; e dois inscritos na categoria Pessoa com Deficiência de 7 a 17 anos. Desse montante, 163 inscrições entraram em diligência e 22 foram desclassificadas.

 

Confira o resultado: 

Resultado Preliminar – Candanguinho

 

As inscrições classificadas como admitidas serão enviadas para a etapa de seleção das poesias premiadas, para avaliação da Comissão de Seleção. Aos candidatos que ficaram em diligência, será enviado e-mail com orientações para a entrega da documentação complementar. Os candidatos devem regularizar a documentação prazo de 10 (dez) dias corridos, a contar do primeiro dia útil após a data da notificação.

 

foto: Marina Gadelha - Secec/DF

Beth Fernandes 

A Chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec e Coordenadora da Comissão de Seleção, Beth Fernandes considera que obter quase 290 inscrições em tempos de pandemia e aulas online é um resultado bastante expressivo, principalmente por este ser o primeiro prêmio de literatura Infantojuvenil do DF.

 

“Esta é uma política estruturante da Secec e da Biblioteca Nacional, que é a formação de novos leitores, escritores e massa crítica, que com certeza terá continuidade ao longo dos anos”, completa.

 

Responsável pela Gerência de Atendimento da BNB e pelo processo seleção do edital, a servidora Marmenha Ribeiro defende a que a adesão ao chamamento faz acreditar que a Secec está no caminho certo para revelar novos talentos brasilienses e reconhecer a trajetória da Mala do Livro como principal programa de incentivo à leitura do DF.

 

“Estamos muito felizes com o resultado preliminar do I Prêmio Candanguinho, pois o número de inscritos nos permite concluir que houve uma colaboração maciça por parte das escolas do DF e RIDE, que incentivaram os estudantes a participarem amplamente desse concurso”, destacou a servidora.

 

As 30 poesias selecionadas serão publicadas em coletânea nos formatos e-book, livro impresso, em Braille e/ou áudio-livro. Além de 10 exemplares da obra impressa, os autores classificados nos três primeiros lugares de cada categoria receberão do primeiro ao terceiro colocado, respectivamente, um smartphone, um tablet e um leitor de e-book. Os demais selecionados ganham certificado e dois exemplares da obra.

 

Para dúvidas e informações: premiocandanguinhodepoesia@cultura.df.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br