Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/08/15 às 19h42 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Break of Reality se apresenta com a Sinfônica

COMPARTILHAR

O tema de Game Of Thrones, série de TV das mais cultuadas nos últimos tempos, é um dos destaques do concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro da próxima terça-feira (18/08). A música, composta pelo alemão Ramin Djawadi, será executada com a participação especial do grupo de cellos de rock de Nova York, Break of Reality. A apresentação, sob a regência do maestro Claudio Cohen, terá ainda o Concerto para Orquestra, do compositor húngaro Béla Bartók.

O concerto será no Teatro Pedro Calmon, Setor Militar Urbano, às 20h. A entrada é franca, obedecendo à disponibilidade de assentos.
Sobre as obras:

Concerto para Orquestra foi o último trabalho completo de Bartók e também o mais popular. A composição, de acordo com o site http://repertoriosinfonico.blogspot.com.br/ tem como característica a exibição, uma vez que cada músico tem a oportunidade de brilhar com seu solo em oposição à orquestra, quase como um Concerto Grosso do século XX. A peça foi apresentada pela primeira vez em 1944 e recebeu elogios do maestro Serge Koussevitzky, da lendária Orquestra Sinfônica de Boston. O sucesso do Concerto para Orquestra levou o público a ser mais receptivo para as obras de Bartók, o que possibilitou a apresentação de obras anteriores até então não muito conhecidas e que passaram a integrar os programas das principais salas música.

O ‘Main Title’ da série Game of Thrones foi composto pelo alemão Ramin Djawadi, conhecido por trilhas de filme e outras séries de TV. Para alguns críticos,foi em GOT que Djawadi realizou seu melhor trabalho até agora, tanto no cinema como na TV. A série é baseada nos livros de Geroge R. R. Martin. “As Crônicas de Gelo e Fogo”. A série, de acordo com o site https://scoretracknews.wordpress.com, possui uma completa sequência de créditos iniciais, o que possibilitou ao compositor criar um belo tema principal. A faixa inicial, destaca o site, é o ponto alto do trabalho que, combinando imagem e música, traz uma beleza melancólica acentuada pelas cordas que a conduzem, cria um convite para que a audiência embarque em uma viagem cheia de nobreza, drama e fascinação.

Confira a programação de agosto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional:

18/8
Teatro Pedro Calmon, 20h, entrada franca.
Programa:
Concerto para Orquestra (Béla Bartók)
Convidado – Break of Reality (EUA)
Maestro – Cláudio Cohen

25/8
Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 20h, entrada franca.
Programa:
Câmara Contrastes (Fernando Morais)
Sinfonia nº 4 (Anton Bruckner)
Maestro – Claudio Cohen