Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/11 às 13h25 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Brasília terá mais de 24 horas de Festa

COMPARTILHAR

Braslia terí mais de 24 horas de Festa

A programação artística que o Governo do Distrito Federal preparou para o Aniversário de Brasília está repleta de atrações. Mais de 1.200 artistas se revezam em sete palcos montados pela Esplanada dos Ministérios. A Festa começa no dia 20 de abril, a partir das 20h e só termina na noite do dia 21 de abril. 

Na quarta-feira, a programação começa às 19h, na Rodoviária de Brasília, com performances do Teatro do Concreto – Ruas Abertas e projeções na cúpula do Museu da República.

Logo em seguida, começam diversos shows simultâneos nas praças temáticas e no palco principal. Quem abre o show no Palco Brasília é a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano, que apresenta seus maiores sucessos a partir das 20h. Em seguida, os músicos do PATUBATÊ tomam conta do palco e apresentam a musicalidade sustentável utilizando sucata como instrumento musical. O show performático promete impactar o público presente com muita criatividade em ritmos brasileiros como maracatu, samba, funk, frevo, afro e baião.

Às 22h, acontece o show do Vai Thomaz no Acaju?!. Este é um encontro entre a banda Móveis Coloniais de Acaju e o guitarrista e vocalista do Autoramas, Gabriel Thomaz. No repertório, uma homenagem ao rock brasiliense com versões animadas de músicas do Little Quail, Câmbio Negro e outros. O punk hardocore da banda Galinha Preta e o swing da black music na voz de Ellén Oléria fecham as atrações brasilienses da noite.

A batida do Monobloco invade o Palco Brasília a partir da 0h30. Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco apresenta ao público o som que é a cara do Rio de Janeiro. Na voz dos cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli e Alexandre Momo, o repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, além das canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas, Tim Maia e outros grandes nomes da MPB. 

Paralelamente, há diversos shows nos vários setores da festa de Aniversário de Brasília. Os jovens têm diversão garantida no espaço criado especialmente para eles. Na Praça da juventude, os mestres de cerimônia GOG e Ellen Oléria e shows de rap, rock e reggae, são as atrações. No local montado próximo à Biblioteca Nacional, serão realizadas apresentações de grafite, esportes radicais – com mini rampa –, campeonato de skate, basquete, muro de escalada e shows. Confira: 

SETOR JUVENTUDE (20) 

* PALCO JUVENTUDE

20h RENATO MATOS
20h40 HÁ-ONO-BEKO
21h20 DIGA HOW
22h ZAKTAR
22h40 ETNO
23h20 BANDA TRAMPA
00h VIELA 17
00h40 IN NATURA

* PALCO RADICAL

20h NOÇÕES UNIDAS
20h30 ROCK STREET CREW
21h CIA PENIEL HIP HOP
21h30 DF ZULU BREAKERS
 

*PISTA SKATE (20/04)

20h DEMONSTRAÇÃO DE ATLETAS
22h PISTA LIBERADA AO PÚBLICO ATÉ AS 10h
 

BASQUETE 20

20h APRESENTAÇÃO HGT BRASILEIRO E JOGOS
21h JOGOS 3×3
22h QUADRA LIBERADA PARA O PÚBLICO

PERFORMANCES 20/04
20:00 SOM-ID – NA BIBLIOTECA NACIONAL

Palco Sabores 

O Palco Sabores, uma imensa praça de alimentação, apresenta artistas de diversos estilos musicais ou “sabores musicais” presentes na cultura brasiliense. Neste setor, uma grande praça representa a gastronomia de Brasília. A população irá degustar, além dos pratos típicos, apresentações musicais nos estilos choro, MPB, samba e sertanejo, confira a programação: 

PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO 20/04

Palco Sabores
20h SIVUQUINHA
20h40 DONA GRACINHA
21h20 SAIABAMBA
22h ADORA A RODA
22h40 SURDODUM
23h20 GAFIEIRA EM CONCERTO
00h MARAKAMUNDI
00h40 PABLO FAGUNDES
01h20 PÉ DE CERRADO
RESTAURANTES: VIÇOSA, BALAIO CAFÉ, JERA, GENARO JAZZ CAFÉ. BARES E LANCHONETES: CARTHA CAFÉ, ARENA, SENHORITAS CAFÉ, OMEGA 3, A DONA, ZIGFRIDA, RAÍZES, STEVE'S BURGER, MOTIRO LANCHES, CAFÉ DA RUA 8.

PRAÇA DAS CIDADES

A Praça das Cidades valoriza a cultura e os artistas de cada uma das 30 regiões administrativas do Distrito Federal, com apresentações de artistas representantes das cidades do DF. Confira a programação:

Praça das Cidades 20/ 04

20h às 02h TENDAS DAS ADMINISTRAÇÕES, SECRETARIAS E INSTITUIÇÕES DO GDF
PALCO DAS CIDADES
20h RENIO QUINTAS
20h40 CÉLIA PORTO
21h20 MEL DA TERRA
22h LIGA TRIPA
22h40 ATITUDE FEMININA
23h20 JAZAHU
00h SOATÁ
00h40 PARAIBOLA
01h20 DADO RODRIGUES

Virando a noite – A Copa Começa Aqui

A partir das 23h30, todas as atenções estarão na Praça do Museu da República. Neste momento acontece o grande show de projeção de imagens e sons – A Copa Começa Aqui, onde a cúpula do museu vira uma imensa bola de futebol. A festa segue na Praça, com as atrações da Tenda Brasília Eletrônica. Confira as atrações:

Setor Museu 20/04

Brasília Eletrônica

00h Elísio Romero
01h Temptation
02h Swarup's Brain
03h Ekanta
04h Chicodelico
05h Ouver vs Giaco
PROJEÇÃO DE IMAGEM E SOM POR GASPARE DI CARO
19h SHOW DE PROJEÇÕES
23h30 GRANDE SHOW DE PROJEÇÃO DE IMAGEM E SOM – A COPA COMEÇA AQUI
PERFORMANCES 20/04
01h MIRABOLANTES
02h MIRABOLANTES
03h MIRABOLANTES

 O Setor de Atendimento ao Cidadão está em funcionamento das 14h às 02h e reúne tendas do Detran, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Vara Cível da Infância e Juventude, SEDEST, Corpo de Bombeiros, AGESFIS e Quiosques de informações.

A grande festa de Aniversário de Brasília reúne cerca de 1.200 artistas. Este ano, os grandes atrativos são a valorização da produção cultural local e o investimento em atividades esportivas que têm como foco a candidatura da cidade como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Para garantir todo conforto aos brasilienses, o Governo do Distrito Federal conta com o apoio de sete secretarias. Uma arena será montada na Esplanada dos Ministérios, com capacidade para 17 mil pessoas. Nela, serão realizadas partidas de futebol que contarão com jogadores de seleção e Copas do Mundo, artistas, crianças da rede pública e particular de ensino, mulheres indígenas e a presença de autoridades.

Transparência – A festa Brasília 51 anos faz parte das 13 metas anunciadas, na posse do secretário de Cultura, para o início da gestão da pasta. Demonstra, também, a transparência na gestão e a participação ativa dos artistas no processo de construção da política cultural de Brasília.
O resultado do edital de seleção dos artistas locais saiu no dia 11 e contemplou músicos, bandas, grupos de teatro, hip-hop, circo e cultura popular com residência comprovada no Distrito Federal.

Publicada em 2011