Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/14 às 23h52 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Brasília recebe 24ª edição do Seminário Internacional de Dança

COMPARTILHAR

Com programação diversificada, evento segue até 11 de julho


O Seminário Internacional de Dança de Brasília, um dos mais importantes do país e referência internacional, chega a sua 24ª edição este ano com programação bem especial. A abertura oficial do evento acontece nesta sexta-feira (27) no Teatro da Praça, em Taguatinga, com o espetáculo “1964”, da Faces Ocultas Companhia de Dança.

O espetáculo traz as lutas, conflitos e passeatas da classe artística em busca da liberdade de expressão durante a ditadura. Será feita ainda uma homenagem ao secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, Cláudio Santoro, entre outros. “Nada mais pertinente do que expressar por meio da dança a perseguição e dificuldades que intelectuais e artistas sofreram naquela época”, destacou Gisele Santoro, idealizadora e coordenadora do seminário.

Na quinta-feira (26), o grupo Faces Ocultas Cia de Dança realizou um flash mob na praça de alimentação do Alameda Shopping, em Taguatinga. De acordo com Gisele, foi um grande sucesso. “Foi incrível. Depois do evento recebi ligações de outros espaços para realizarmos o flash mob. O pessoal gostou bastante”, disse.

A programação conta ainda com um concurso internacional e a gala de encerramento, que traz os espetáculos “Paquita”, de Gisele Santoro, “Regen, in deinen dunklen Augen” (Chuva, em teus negros olhos), de Raimondo Rebeck (Alemanha), e “Sturm und Drang” (Tempestade e Ímpeto), de Mônica Proença (Brasil/Canadá).

Outras atrações também fazem parte do seminário, como o Palco Livre, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, e o Arte nos Trilhos, com apresentações variadas no Metrô.

CONCURSO
Gisele Santoro explica que o seminário é uma grande oportunidade para bailarinos brasileiros e estrangeiros. O evento promove concursos e prestigia os vencedores com bolsas de estudo em escolas e companhias de dança da Europa, Canadá, Austrália e Estados Unidos. As inscrições para os concursos podem ser feitas pelo site www.dancebrasil.art.br.

Serão ministradas ainda aulas com bailarinos nacionais e internacionais. Gisele explica que além de profissionais da dança, a população também pode participar. “Os seminários são para todas as pessoas de todas as idades. Basta querer participar. Temos diversos tipos de aulas, como danças variadas, pilates e ioga”, explicou a coordenadora do evento.
O seminário acontece de 23 de junho a 11 de julho, no CCBB, e é realizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro, apoiado pela Secretaria de Educação, CCBB e embaixadas da Alemanha e Espanha.