Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/14 às 20h04 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Brasília está vestida de verde e amarelo para a Copa do Mundo

COMPARTILHAR


Meios-fios pintados e bandeirolas colorem a capital federal


 

O verde e o amarelo estão em todo o lugar: nos restaurantes, padarias, postos de gasolina, supermercados e lojas. Bandeirinhas balançam no ar, nas janelas das casas, prédios e carros. Nem os troncos das árvores escapam dos preparativos para Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ em Brasília.

As roupas de banho e a decoração com bolas de futebol de uma vitrine na quadra 205 Sul, do Plano Piloto, chamam a atenção de quem passa. A Copa tem ajudado o comércio, especialmente de produtos esportivos.

Segundo a vendedora Rayane Gomes, as vendas aumentaram nos últimos dias e estão dentro das expectativas para o período festivo. “Muita gente tem comprado aqui. Temos recebido até estrangeiros. Os biquínis de cores branca, verde e amarela estão saindo bastante. Até o uniforme da loja está no clima da Copa”.

Na 111 Norte, as empresárias Karla Capri e Dalva Chaves mobilizaram os lojistas para decorarem a quadra. As duas recolheram dinheiro e providenciaram os enfeites. “Agora, é sentar e torcer pelo hexa”, disse Karla.

Tem sido comum encontrar turistas brasileiros e estrangeiros degustando a gastronomia brasiliense. Bares e restaurantes da cidade também já se mobilizaram para a Copa, com decoração e programação para os dias de jogos.

Proprietário de um estabelecimento na 109 Sul, o empresário Francisco Emílio já disponibilizou um cardápio bilíngue, em português/inglês. “Temos uma programação animada, com telões que exibirão os jogos e decoração especial para entrarmos no ritmo do mundial”, informou o comerciante.

A americana Heatherly Stephens, que mora na capital federal há quatro anos, embarca para os Estados Unidos esta semana e verá os jogos na Califórnia. Para ela, a final já está garantida: “O Brasil vai ganhar”, aposta.