Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/14 às 15h56 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Brasília está preparada para receber a Seleção Brasileira

COMPARTILHAR


Cidade supera expectativas nas áreas de Segurança, Turismo e Infraestrutura

A Copa do Mundo no Brasil apenas começou e os números da Segurança, Turismo e Lazer na capital são positivos. O Governo do Distrito Federal divulgou ontem o balanço da primeira semana do Mundial na cidade e destaca que Brasília está superando as expectativas.

Um dos sucessos de público é o Fan Fest. Aproximadamente 120 mil pessoas, entre moradores do DF e turistas brasileiros e estrangeiros, já passaram pelo local. Além da exibição de todos os jogos da Copa, o FIFA Fan Fest traz shows de artistas locais e de renome nacional. Na segunda-feira, o cantor Naldo agita a festa após o jogo da Seleção Brasileira. “Estamos percebendo um aumento gradativo de visitantes e estamos prontos para os próximos dias. O clima no local é de muita alegria”, destacou o coordenador do evento, Dorival Brandão.

O FIFA Fan Fest é um evento organizado pelo Governo do Distrito Federal, em parceria com a FIFA e com a Rede Globo. O evento acontece todos os dias de jogos, com shows nos intervalos, a partir das 11h, no Taguaparque.

“O Estádio Nacional Mané Garrincha recebeu nos dois dias de jogos 137.099 torcedores”, contabilizou o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Batista. Na partida entre Brasil e Camarões, nesta segunda-feira (23), mais de 70 mil pessoas devem passar pela arena. Batista destacou que desde o início da Copa não houve nenhuma ocorrência grave e que no dia do jogo do Brasil o esquema de segurança será o mesmo dos outros jogos realizados na cidade. “Vamos seguir nosso protocolo e planejamento, todos os efetivos estarão nas ruas para garantir a segurança”, afirmou.

A orientação é que os torcedores cheguem cedo ao estádio para evitar filas e para que possam aproveitar com tranquilidade o evento. O diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, informou que uma linha especial de ônibus, sem cobrança de tarifa, fará o desembarque próximo ao Estádio Nacional. São 20 coletivos no total. Segundo Tedeschi, ainda haverá ônibus reservas caso haja demanda.

Os números do Turismo também são bastante expressivos. Nessa primeira semana de evento, 94% da capacidade hoteleira estava preenchida. Para a segunda-feira (23), 100% dos leitos já estão ocupados no centro da cidade, que tem 21 mil quartos. O secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, ressaltou que a procura pelos postos de atendimento ao turista é recorde. “Os postos recebem, em média, três mil turistas por mês. Só nessa semana foram14 mil atendimentos. Está sendo muito gratificante. A cidade está superando as expectativas dos turistas”, comemorou. Neves destacou ainda o grande número de visitas aos monumentos da capital. “Mais de sete mil pessoas já passaram pela Catedral e 12 mil pela Torre de TV”.

Interdição das vias

As autoridades informaram que a interdição das vias de contorno do Estádio Nacional será feita a partir da meia-noite de domingo (22) para segunda-feira (23). Nas demais vias ligadas ao evento, a interdição será feita das 11h até no máximo 20h do dia da partida. O metrô será reforçado e funcionará com 24 trens. Segundo Luiz Renato, chefe de segurança do Metrô-DF, a cada 3 minutos e 40 segundos sairá um trem da Rodoviária do Plano Piloto.