6/09/12 às 14h20 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

Boi de Seu Teodoro leva folclore do Maranhão para Sobradinho

folclore

Parafraseando a canção “Brilho de Beleza”, composta por Negro Tenga e interpretada por Gal Costa, quando seu Teodoro morreu, em janeiro deste ano, foi aquele chororô no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho. Brasília – e, por que não, o Brasil – perdia um dos seus mais ilustres ativistas culturais.

Por 49 anos, Mestre Teodoro comandou o espaço onde o Bumba-meu-boi era a atração principal. Era onde o maranhense de São Vicente Ferrer mantinha vivo o folclore do seu estado de origem.

Após sua morte, para alegria dos frequentadores e admiradores da cultura popular, o Centro de Tradições Populares segue firme no propósito de perpetuar a manifestação iniciada por Mestre Teodoro.

Prova disso é a 49ª edição da Festa do Boi de Seu Teodoro – A Matança do Boi que acontece neste fim de semana (08 e 09/09) na Quadra 15 Área Especial 2, em Sobradinho.

O responsável por manter viva a tradição é o filho caçula de Mestre Teodoro, Guarapiranga Freire, que, para a festa deste ano convidou artistas de Brasília e do Maranhão.

Entre as atrações nacionais, destaque para os grupos maranhenses “Boi da Fé em Deus” e “Tambor-de-Crioula Raízes da Ilha”, além do cantor Papete e Banda. Aqui do DF, os tradicionais “Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro”, “Grupo de Percussão Batucatá”, e “Bateria da Escola de Samba Bola Preta”, além de muitas outras atrações.

A Festa do Boi de Seu Teodoro tem o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Para conferir a programação completa acesse o site: http://boideseuteodoro.wordpress.com/2012/09/