Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/13 às 12h30 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Boi-bumbá na Passarela da Alegria

COMPARTILHAR

Acadêmicos de Santa Maria homenageia a festa dos bois Caprichoso e Garantido. A agremiação é a décima segunda apresentada na série Carnaval 2013

A festa do Boi-bumbá, ou Festa do Boi, tem origem no norte do Brasil, onde a folia atrai milhões de olhares para o folclore amazonense. Com o enredo Parintins, entre o azul e o vermelho, qual o seu?, a Associação Carnavalesca Recreativa e Cultural Acadêmicos de Santa Maria estreia no Grupo Especial no carnaval 2013. A escola será a primeira a desfilar na Passarela da Alegria na terça-feira (12).

No Estado do Amazonas, é como se o Garantido e o Caprichoso fossem times de futebol, mas eles não disputam modalidade esportiva. São dois grupos rivais que lutam pelo título da melhor apresentação de boi-bumbá do ano. “Falaremos sobre a história, da festa folclórica e da cidade de Parintins”, explica o diretor de carnaval, Gilson Reis.

Com três alegorias, dois minicarros, 14 alas e 950 componentes, a escola mantém a energia da vitória do ano passado, quando ascendeu ao Grupo Especial. “Nossa expectativa é muito grande em relação ao desfile. A intenção maior é que consigamos transportar o universo do boi-bumbá para a avenida e que o público compreenda e viva isso conosco”, observa o diretor.

Importação – A Acadêmicos de Santa Maria vai trazer artistas do Rio de Janeiro para o carnaval deste ano. De acordo com o diretor de carnaval, a estratégia atrai a mídia, mostra profissionalismo e acrescenta experiência ao desfile. “Pretendemos fortalecer o carnaval de Brasília com essa atitude. A experiência dessas pessoas engrandece o nosso trabalho”, destaca.

Entre os artistas do Rio de Janeiro que farão parte do desfile estão o intérprete Léo San, da São Clemente, casais de mestre-sala e porta-bandeira de outras escolas e uma rainha de bateria. “A Janaína Azevedo é a musa da Portela e concorreu a um concurso na TV”, ressalta Gilson Reis.

Fonte: Lúria Rezende, da Agência Brasília.