Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/11 às 13h13 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

BNB receberá a escritora panamenha Rosa Maria Britton

COMPARTILHAR

No mês de março, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) receberá a visita da escritora e presidente da Fundação Biblioteca Nacional do Panamá, Rosa Maria Britton. A escritora virá ao Brasil a convite da Embaixada do Panamá, como parte da série de atividades culturais e de literatura programadas para este ano pela embaixada. A visita foi definida em fevereiro, durante encontro entre a embaixadora Gabriela Garcia Carranza e o curador da II Bienal Internacional de Poesia de Brasília (II BIP), poeta Antonio Miranda.

Rosa Maria Britton chegará ao Brasil no início de março e ficará até o dia 19. Segundo Gabriela Garcia Carranza, “a data da visita é pelo Dia Internacional da Mulher, por isso convidamos uma escritora para destacar a mulher panamenha na literatura”, esclareceu a embaixadora.

AGENDA – No dia três de março, às 10h, a escritora fará uma visita informal à BNB e depois embarcará para o Rio de Janeiro onde permanecerá até o dia nove. No dia 17, já de volta à Capital Federal, participará de reunião de trabalho na BNB, às 17h, para tratar da viabilidade de cooperação técnica entre as duas bibliotecas nacionais. No mesmo dia, às 19h30, Britton dará uma palestra sobre o tema La Mujer de hoy es libre o cautiva (A mulher de hoje é livre ou cativa), uma conferência que fala sobre a literatura e a mulher. A palestra é aberta ao público e acontece no auditório da BNB.

BIOGRAFIA – Rosa Maria Britton nasceu na cidade do Panamá. Fez seus estudos secundários em Havana, Cuba, onde iniciou a carreira de medicina. Com a revolução cubana, foi obrigada a deixar a universidade e a emigrar para Madri formando-se em Medicina em 1958. Continuou seus estudos de pós-graduação em ginecologia e oncologia nos Estados Unidos. Em 1972, regressou ao Panamá onde dirigiu por vinte anos o Instituto Oncológico Nacional. Atualmente, é presidente da Fundação Biblioteca Nacional do Panamá “Ernesto J. Castillero R.”. Como escritora, obteve importantes prêmios literários nacionais e internacionais. É autora de novelas, contos e de peças teatrais. Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês, italiano e sueco.

 Publicada em 2011