Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/12 às 12h23 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

BNB reabre serviço de atendimento ao estrangeiro

COMPARTILHAR

Alunos voluntários do Centro Interescolar de Línguas recepcionarão os visitantes

A diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), por meio do Núcleo de Serviços Públicos, em parceria com o Centro Interescolar de Línguas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (CIL/SEDF), vai reabrir no dia 10 de novembro o serviço de atendimento ao turista estrangeiro.

Pelo projeto Um gol de Educação na Copa de 2014, 20 alunos voluntários do CIL de Ceilândia, com conhecimentos em inglês, espanhol, francês e japonês, se revezarão no atendimento aos estrangeiros que visitarem a BNB. Turistas de outros estados brasileiros também serão recebidos pelos estudantes. No dia 26 de outubro, os voluntários participaram de treinamento onde receberam informações sobre o funcionamento da biblioteca e dicas de como receber os visitantes.

Inicialmente, o serviço ficará disponível somente nos fins de semana de novembro e dezembro, período em que há maior fluxo de turistas estrangeiros. Para os meses de janeiro e julho de 2013 há previsão de que o atendimento aconteça diariamente, inclusive com agendamento para grupos de até cinco visitantes.

A coordenadora do projeto, Andreia Souza Pires, explica que o objetivo da proposta, idealizada pela professora Ana Cristina da Silveira Chaves, é formar 2014 voluntários para atuar na Copa de 2014. Para isso, os conteúdos temáticos trabalhados com os alunos, desde 2010, estão direcionados ao evento e aos países que participarão da competição. Nesse ano, o tema escolhido foi o turismo.

“Eles viram tudo na teoria, na sala de aula. Esta possiblidade de atender os turistas, sendo brasileiros ou não, visa concluir, na prática, o que estão estudando”, afirma. Para a coordenadora, outro ponto que merece destaque é o fato de que todos eles irão trabalhar de forma voluntária. “São alunos diferenciados por terem procurado o voluntariado. Nessa idade, é difícil fazer as coisas sem receber nada em troca”, lembra.

Segundo o chefe do Núcleo de Serviços Públicos, Juracy Oliveira Cruz, a parceria chega em boa hora. “Esta ação demonstra o respeito que temos aos nossos visitantes, sejam estrangeiros ou brasileiros. É, também, uma maneira de preparar a instituição para os grandes eventos de 2013 e 2014”, destaca.