Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/13 às 19h06 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

BNB coloca 15 mil obras para empréstimo aos usuários

COMPARTILHAR

O estudante de direito Sérgio de Andrade frequenta a Biblioteca Nacional de Brasília há dois anos. Ele elogia o espaço para estudos e a localização, mas lamentava não poder levar os livros para estudar em casa.

“Nem sempre se pode vir à biblioteca, então por muitas vezes eu senti falta de poder tomar os livros emprestados para estudar em casa ou no trabalho”, disse.

Quando soube do novo serviço de empréstimo de livros da Biblioteca Nacional de Brasília, o jovem comemorou: “Foi uma decisão sensata da direção, porque quando se fala em biblioteca a primeira coisa que vem à cabeça é que você terá acesso aos livros. Então essa medida é muito boa. Agora quando eu não puder estudar aqui, vou poder levar os livros de direito que me interessam. Isso é fantástico.”

Não são apenas os livros de direito que os frequentadores poderão levar pra casa. A BNB colocou 15 mil volumes do acervo à disposição do público. Entre as obras da chamada Coleção Popular Geral (Copog) estão ainda livros didáticos, literatura nacional e estrangeira, de referência como enciclopédias e dicionários, artes, ciências sociais, filosofia, esportes, biografias etc.

COMO SE CADASTRAR

Para se beneficiar do serviço de empréstimo de livros da BNB, o interessado deverá fazer um cadastro com apresentação de documento oficial de identidade com foto e comprovante de residência. Se o interessado for menor de idade, deverá apresentar autorização dos pais ou responsáveis.

Feito o cadastro, o usuário já poderá fazer a reserva da obra de seu interesse de duas formas: pessoalmente, no balcão de atendimento; ou pela internet, acessando o site: www.bnb.df.gov.br/sophia/

O empréstimo será limitado a duas obras por usuário, que terá um prazo de 10 dias para devolvê-las à BNB. Passado esse prazo, será cobrada multa diária de R$ 0,50 (cinquenta centavos) referente a cada obra por dia de atraso.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O balcão de empréstimos da Biblioteca Nacional de Brasília funciona:
De segunda a sexta, das 9h às 19h
Sábados e domingos, das 13h às 18h