23/02/19 às 22h10 - Atualizado em 23/02/19 às 22h11

Blocos apoiados pela Secretaria de Cultura animaram o sábado de pré-carnaval

Cinco blocos apoiados pela Secretaria de Cultura animaram o sábado (23) de pré-carnaval no Distrito Federal. As festas aconteceram em pontos do Plano Piloto e no Cruzeiro, além do Carnaval Social na Estrutural.

A folia começou cedo na praça Zumbi dos Palmares, no Conic, comandada pelo Comboio Percurssivo, que reúne 50 músicos oriundos do projeto que realiza oficinas de percussão na Torre de TV. É a quarta vez que o bloco sai no carnaval, sendo que as tre últimas foram com apoio do GDF. Segundo Mário Jorge, coordenador do grupo, esse incentivo é fundamental para planejar o evento. “Sem esse suporte não seria possível viabilizar a festa”, diz.

A Funarte recebeu os blocos Essa Boquinha Eu Já Beijei e Tuthankasmona que juntos promoveram uma festa em celebração à diversidade. Os blocos participaram do edital de grande porte e receberam 100 mil reais para realizar a festa que contou  86 banheiros químicos, 2 ambulâncias, 1 posto médico, 50 seguranças e 16 brigadistas.

Com perfil LGBT e feminista Essa Boquinha Eu Já Beijei está na sua sexta edição. A banda que anima a folia é composta por 14 das melhores musicistas da cidade e conta com público cativo que busca uma espaço democrático, seguro e amigável.

A tutankasmona surgiu como um bloco egípcio e busca trazer um espaço inclusivo para população trans e travesti, LGBT e está no seu quarto ano de carnaval. Animaram a folia as DJs Rainhas do Babado e as Mcs do Bonde das Malditas . Esse é o segundo ano que os dois blocos se juntam para causar.

Para Mari Mira, uma das organizadoras dos blocos o carnaval é uma manifestação política. ” O Carnaval é uma ocupação política da rua, na perspectiva do livre acesso ao espaço público. É o espaço mais democrático, a tradição mais popular da nossa cultura, uma manifestação da cultura negra, e um local onde as pessoas conseguem convergir”, conclui.

Pedro Nogueira aprovou a organização do bloquinho pré-carnaval. Segundo ele, o espaço conta com infraestrutura adequada, com banheiros, amplo espaço e sinalização. “Podemos curtir com tranquilidade. O bloco está muito agradável”, acrescentou.

Em seu sétimo ano no período que antecede a folia, o bloco do Peleja também movimentou a Asa Norte com muito samba e marchinhas. A jornalista Débora Cruz, uma das organizadoras do bloco, agradeceu o apoio da Secretaria de Cultura, e afirmou que o carnaval de Brasília vem crescendo a cada ano. “Precisamos valorizar o que é da casa antes de procurar ir para fora”, disse ao garantir que na capital não falta animação.

O Samba da Mulher Bonita agitou a noite no Cruzeiro com samba de qualidade. A festa reuniu famílias da região e de outras cidades como Sudoeste, Asa Sul e Asa Norte que curtiram ao som de samba. O administrador regional do Cruzeiro, Felipe Rodrigues, destacou a relevância do evento para a região. Segundo ele, a iniciativa movimenta a comunidade com investimentos, o que favorece o comércio local. Ele agradeceu a secretaria de Cultura pelo investimento em ações que proporcionam a difusão cultural, levando o carnaval a outras regiões.

Leia também...