27/08/19 às 11h07 - Atualizado em 27/08/19 às 11h33

Bibliotecas públicas e escolares de Brasília terão catálogo completo disponível gratuitamente na Internet

No próximo dia 29, o Governo do Distrito Federal tornará realidade um sonho que se tornou o maior desafio da área de bibliotecas: oferecer à população um catálogo único onde possam ser pesquisados todos os livros existentes nas bibliotecas públicas e escolares do DF.

Com a ação, fruto de parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a Secretaria de Educação, será possível finalmente a implementação do  Sistema Integrado de Bibliotecas Públicas, criado pelo Decreto 11.773, de 1989.

Intitulada “Bibliotecas Integradas do Distrito Federal”, a rede abarcará 438 salas de leitura e 28 bibliotecas, distribuídas por todas as Regiões Administrativas.  Somados, os acervos de livros, revistas e outros materiais bibliográficos totalizam mais de 860 mil itens.

A ferramenta escolhida para integrar os acervos foi o Sistema KOHA, criado pela Biblioteca Horowhenua Library Trust, da Nova Zelândia. Trata-se de um software gratuito, de código aberto, adotado por bibliotecas do mundo inteiro em virtude de sua excelência. A iniciativa vai gerar uma economia para as duas pastas de cerca de R$ 458 mil, já que não precisarão investir em infraestrutura de TI e capital intelectual para fazer a catalogação dos acervos das bibliotecas escolares e públicas. O trabalho será gerido pela Biblioteca Nacional de Brasília, que coordena outros 25 equipamentos.

De acordo do o subsecretário do Patrimônio da Secec, Cristian Brayner, a rede democratizará o acesso da informação a toda a comunidade do Distrito Federal: “A biblioteca é um equipamento cultural poderoso, capaz de garantir mobilidade social àqueles que a frequentam. A consulta ao catálogo servirá como um convite para que todos, independentemente da idade ou do grau de instrução, visitem as nossas bibliotecas e façam uso de nossos produtos e serviços.” afirma Brayner.

O Distrito Federal passa a ser assim, a única unidade da federação a integrar as bibliotecas públicas e escolares, possibilitando a consulta ao acervo de todas as 700 bibliotecas públicas e escolares do DF, por meio do site que estará disponível a partir do dia 29 de agosto: http://sibdf.se.df.gov.br/

Lançamento Bibliotecas Integradas do Distrito Federal
Data: