13/11/18 às 18h26 - Atualizado em 14/11/18 às 9h36

Bibliotecas públicas do DF informatizadas

Começou ontem o treinamento da primeira turma de profissionais contemplados com curso sobre o Sistema Integrado de Gestão de Biblioteca, o KOHA. Oferecido pela Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas (DSBP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o curso visa informatizar as bibliotecas públicas do DF, tecnicamente  subordinadas à Secretaria de Cultura do DF.

Para o treinamento, vinte e oito profissionais, de diversas bibliotecas públicas do DF, foram divididos em dois grupos. O primeiro, iniciado ontem (13), vai até quarta-feira (14) e o segundo, entre os dias 19 e 21 de novembro. Os bibliotecários e funcionários participantes da primeira etapa são lotados nas Bibliotecas Públicas de Brasília, Vicente Pires, Cruzeiro, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e São Sebastião, além dos representantes das áreas de Tecnologia da Informação (TI) desta Secretaria. As aulas, com duração de  quatro horas, acontecem na Biblioteca Nacional de Brasília.

Criado pela Biblioteca Horowhenua Library Trust, da Nova Zelândia, o Koha é um software gratuito, de código aberto e com sistema integrado de gestão de biblioteca. Atualmente,  é mantido por comunidade internacional.

Outra vantagem é a distribuição dos programas de forma livre permitindo ajuste estrutural às necessidades dos usuários. Todos eles estão disponíveis na instalação, o que possibilita alterar ou criar funcionalidades. Além disso, o Koha possui uma grande comunidade de usuários e desenvolvedores, o que garante a evolução da ferramenta e evita sua estagnação.

No Brasil, a implantação desse sistema é apoiada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), uma das estruturas governamentais responsáveis por desenvolver projetos voltados à implantação e integração de sistemas de informação e garantir aos órgãos públicos uma gestão eficaz dos seus recursos informacionais.