Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/13 às 18h19 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Biblioteca Nacional de Brasília vai emprestar acervo aos usuários

COMPARTILHAR

6806
A partir de hoje (27/06) o acervo da Biblioteca Nacional de Brasília estará disponível para consulta e empréstimos

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) anuncia mais um novo serviço à população: a consulta e o empréstimo de livros do seu acervo físico. A novidade soma-se aos demais produtos oferecidos e o acesso às obras só estará disponível mediante cadastro.

“A abertura do acervo significa a consolidação de um trabalho que já havia sendo realizado na Biblioteca Nacional há quatro anos, por meio de um serviço que é essencial para a comunidade”, explica Ivanna Sant’Ana, subsecretária de Políticas do Livro e Leitura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Nessa primeira fase, somente as obras que compõem a Coleção Popular Geral (COPOG) estarão disponíveis. São cerca de 15 mil exemplares que contemplam várias áreas do conhecimento. Parte dos 7.800 livros comprados pela Secretaria de Cultura no início de 2013 integra a coleção.

A abertura do acervo acontece após a resolução de entraves técnicos e operacionais que envolveram desde a troca e adequação do software gestor, a migração do banco de dados, até o recebimento de doações sem critérios definidos e dificuldades nos processos de seleção e catalogação.

Além do serviço de empréstimo, a biblioteca promove eventos culturais no auditório multiuso como exposições, palestras e exibição de filmes do Cineclube BNB, atividades pedagógicas no Espaço Infantil e consulta a obras digitais. O usuário conta também com o acesso gratuito à internet.

Como solicitar seu livro

Para ter acesso ao novo serviço, o usuário deve se cadastrar pessoalmente na BNB e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.

O menor de 18 anos deverá apresentar Carteira de Identidade, CPF e termo de compromisso fornecido pela BNB, assinado por seu representante legal. Caso não disponha do documento, deverá apresentar a cópia da identidade do responsável no cadastramento.

Cada usuário terá direito a retirar, por empréstimo domiciliar, dois livros da COPOG. O prazo para devolução é de dez dias e a entrega fora do prazo implica em pagamento de multa, calculada por dia de atraso para cada obra.

O horário de funcionamento do balcão de empréstimos é de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. A reserva, de até duas obras por vez, poderá ser feita pela internet ou pelo balcão de atendimento.

O usuário será avisado por e-mail e o prazo para retirada do material é de 48 horas. O acervo poderá ser consultado pela internet no endereço: www.bnb.df.gov.br/sophia.

A BNB funciona todos os dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h45, e aos sábados e domingos, das 12h30 às 18h30.

Mais detalhes

www.cultura.df.gov.br
Secretaria de Estado de Cultura
Governo do Distrito Federal
61 3325-6220
comunicacao@cultura.df.gov.br