Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/19 às 18h16 - Atualizado em 29/10/19 às 18h17

Biblioteca Nacional abre cineclube com clássico de terror na semana do Dia das Bruxas

COMPARTILHAR

Sessões gratuitas mostram “Halloween” e “Halloween 2” precedidos de apresentações dos filmes

 

Mostrar filmes de qualidade que não são tão conhecidos pelo público, com entrada gratuita e num ponto da cidade acessível à população. Essa é a proposta do Cineclube BNB, que vai funcionar no auditório do segundo andar da Biblioteca Nacional de Brasília, próxima à Rodoviária do Plano Piloto.

 

Quem explica é o servidor Elton Brasil, publicitário e cinéfilo autodidata, desde 2008 no Governo do Distrito Federal. Ele é dono de um acervo de mais de 10 mil filmes de vários gêneros, cuja área de concentração é o período que vai dos anos 30 à década de 70. “Essa é a época de ouro do cinema e é isso que quero mostrar principalmente”, diz ele.

 

Fã de faroeste e terror, com todos os subgêneros dessas categorias, ele pretende fazer de cada sessão uma aula sobre o assunto, com direito a uma preleção que destacará os principais aspectos da produção em tela e arrematará, ao final do filme, com aspectos que a plateia esteja disposta a discutir, passando pelo gênero, filiação estilística da fita, diretor, roteiro, atores, fotografia e trilha sonora.

 

Entusiasmado? “Demais, sempre sonhei em poder fazer algo assim aqui na BNB”, diz ele, que aproveita a onda movida pela Subsecretaria do Patrimônio Cultural de aumentar o uso dos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) na atual gestão.

 

O auditório da BNB dispõe de 90 lugares confortáveis e excelentes condições de reprodução digital, com um som que é “top de linha”, garante o programador. O dia da semana, horário e frequência das sessões ainda estão em estudos para atender melhor ao público, mas a princípio será mensal.

 

Elton está preocupado em equilibrar o perfil da programação de modo que os filmes escolhidos não sejam apenas clássicos, mas incluam também boas produções de corte mais comercial. Para provar isso, programou recentemente filmes da Disney e para amanhã (30) selecionou dois filmes que dialogam com o Dia das Bruxas, atento ao calendário.

 

O Cineclube BNB vai mostrar então “Haloween” (1978, John Carpenter, 91 minutos) e Haloween 2 (1981, mesmo diretor, 92 min) em sessões contínuas, às 19h e 20h40. A classificação indicativa é 14 anos.

 

Elton defende o filme porque se trata de um ícone do gênero suspense/terror, ranqueado em 68º lugar entre os cem maiores thrillers de toda a história do cinema, 14ª posição entre os “100 Scariest Movie Moments” da Bravo e 3ª colocação entre os “Maiores Filmes de Terror” dos Críticos de Chicago.

 

Serviço
Cineclube BNB
30 de outubro, quarta-feira
19h, “Halloween”
20h40, “Halloween 2”
Segundo andar, auditório
Entrada franca