Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/12 às 13h21 - Atualizado em 13/11/18 às 14h37

Autor nicaraguense Sergio Ramírez confirma participação na Bienal do Livro

COMPARTILHAR

Um dos mais prestigiados escritores da América Central confirmou presença na 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA. Contista e romancista, o nicaraguense Sergio Ramírez terá papel de destaque na Jornada literária da América Hispânica. Ramírez estreou na literatura em 1963, com o livro Cuentos.

Figura relevante da Frente Sandinista de Libertação Nacional, mesmo com o forte engajamento político, construiu uma sólida carreira literária. Em 1976 escreveu Charles Atlas tambien muere, e dois anos mais tarde, ¿Te Dio miedo la sangre?. Único não-guerrilheiro a integrar a Junta de Governo, tornou-se vice-presidente da Nicarágua nas eleições de 1985, permanecendo até 1990, quando os sandinistas perderam o poder. Ramírez escreveu também Castigo Divino (1988), Un baile de máscaras (1995), Margarita, está linda la mar, prêmio Alfaguara de romance em 1998. Seu Adiós muchachos, de 2007, traça as memórias de seu tempo como dirigente sandinista. O escritor é convidado da Jornada Literária da América Hispânica, coordenada pelo jornalista Eric Nepomuceno, um dos destaques da programação da 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA.

A 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA vai acontecer de 14 a 23 de abril e durante 10 dias vai transformar Brasília na Capital do Livro e da Leitura. Na cidade estarão reunidos escritores de todos os continentes, educadores, editoras, distribuidoras, empresários, jornalistas, leitores de todas as idades e artistas de todas as áreas. Numa iniciativa inédita, o evento irá promover lançamento de livros, exibição de filmes que fazem o cruzamento entre cinema e literatura, exposições, homenagens, encontros, apresentações musicais, teatrais e de poesia e realização de programas como o Incentivo ao Professor, dentre várias outras iniciativas, que visam despertar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos.

Sob a coordenação literária do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato, a 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA acontecerá na Esplanada dos Ministérios, num espaço de 14 mil metros quadrados, com área coberta para abrigar 158 estandes. O evento é uma realização das Secretarias de Cultura e de Educação do Governo do Distrito Federal, em parceria com o ITS – Instituto Terceiro Setor, sob a coordenação de Eduardo Cabral. Do conselho consultivo fazem parte os Secretários Hamilton Pereira e Denílson Bento;, os escritores Fernando Morais e Stela Maris Rezende e o escritor e jornalista Luiz Fernando Emediato. O patrocínio é do SESI, empresas privadas e estatais, em parceria com o Governo do Distrito Federal. O projeto é inserido no Plano do Livro e da Leitura do Distrito Federal.

Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas):

Objeto Sim Projetos Culturais

Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)

Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112

Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 – Roberta Timponi: 9211. 1414

objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com

www.objetosim.com.br

{gallery}galerias/autor_nicaraguense{/gallery}