10/03/11 às 13h22 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Artes Plásticas é o tema da Pré-conferência de hoje

O Governo do Distrito Federal pretende construir uma nova política cultural para a capital levando em consideração a democratização do acesso à cultura, a descentralização das ações culturais e a valorização da diversidade e pluralidade do meio artístico. Para isso, chama a população das 30 cidades do GDF para participar das Pré-conferências de Cultura regionais, setoriais e livres até o dia 17/04.

“A Conferência de Cultura se consolida como um espaço para propor estratégias para o fortalecimento da cultura e construção de um marco legal para a gestão das políticas públicas culturais. A proposta visa estabelecer um novo padrão de relação com a sociedade, os movimentos culturais e artísticos, de maneira democrática, participativa e republicana”, afirma o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

Metodologia

O processo de discussão acontecerá em dois momentos. O primeiro acontecerá nas chamadas Conferências Regionais de Cultura, realizadas nas 30 Regiões Administrativas, e nas Conferências Setoriais, que realizarão os encontros por área de atuação cultural.

As Pré-conferências apontarão prioridades para o Plano de Cultura 2012/2013 nas suas regiões e setores, contribuirão com o Plano de Cultura do Distrito Federal bianual e a eleição dos Conselhos Regionais e Setoriais de Cultura e de delegados(as) que participarão da 3ª Conferência de Cultura do GDF.

O Segundo momento acontecerá entre os dias 29 de abril e o dia 1º de Maio, com a realização da 3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal. Este promete ser um grande momento de discussão e de pactuação da Secretaria de Estado da Cultura com a sociedade, o movimento cultural e a classe artística, na elaboração e consolidação de políticas públicas para a cultura do Distrito Federal.

“Esse processo busca consolidar as Políticas Públicas Culturais, uma política de Estado para o Governo do Distrito Federal, com os princípios da cultura como Direito Fundamental, de forma diversificada, descentralizada e com acesso democratizado ao fomento, bens e serviços, em suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica”, afirma o coordenador da Conferência, Nelson Giles.

Pauta

A programação das Pré-Conferências de Cultura contará com a apresentação do Anteprojeto de Lei do Sistema de Cultura do Distrito Federal e definição das prioridades para o Biênio 2012/2013.

Agenda das Pré-Conferências (de 30/03 a 03/04)

Pré-Conferência Setorial de Economia da Cultura: 30/03 (quarta-feira)

Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 sul)

Horário: Das 19 as 22hs