Trilhas Poéticas convida o usuário a percorrer Brasília sob a perspectiva de 15 artistas locais
Neste sábado (24), o Planetário de Brasília será palco de debates entre especialistas em arte e tecnologia. O espaço recebe o seminário Pensamento Coletivo: Arte e Tecnologia em Debate. O evento aberto ao público marca o lançamento do aplicativo Trilhas Poéticas, do Fundo de Apoio à Cultura.
Como em um jogo, o sistema une arte, tecnologia e o espaço urbano por georreferenciamento (GPS). A ideia é que o usuário explore a cidade e acesse obras em percursos inusitados. Poesia, arte urbana, fotografia, música e audiovisual são algumas das linguagens exploradas durante o passeio. Os trajetos, chamados de trilhas, foram criados de forma experimental por 15 artistas de regiões diferentes do Distrito Federal:
Bethânia Maia
Daniel Lopes
Henrique Moll
Leandro Morais
Marina Mara
Mauricio Chades e Mangala Bloch
Pacífico
Renato Moll
Salu
Tairo Lama
Tauan Gon
Thiago Jorge
Vanderlei Costa
Vinicius Borba
Yasmin Adorno
Dentro das linguagens artísticas prioritárias na obra de cada um, os convidados tiveram a missão de indicar os conteúdos desenvolvidos por meio de pontos que serão capturados pelo público.
As trilhas são conjuntos desses pontos, que estão obrigatoriamente ligados entre si de acordo com a narrativa construída por cada autor. Um ponto pode, por exemplo, guardar um conteúdo que pode ser apresentado de formas diversas: texto, hipertexto, vídeo, áudio, imagem, ou combinações destas expressões.
Quando o usuário acessa uma trilha, ele deve seguir a orientação do artista de forma progressiva — o ponto 2 só é liberado depois que o usuário chega ao ponto 1, e assim sucessivamente. Ao seguir a trilha, como em um mapa, o leitor deve fazer o trajeto como foi pensado pelo autor, ponto a ponto.
O projeto foi aprovado no edital de 2014 e contou com verba de R$199.647,28. Em dois momentos, os artistas convidados participaram de oficinas para conhecer mais sobre a proposta e aprender a construir uma trilha. Eles foram orientados por um diretor artístico, um profissional de tecnologia da informação e por uma turismóloga.
Programação
16 h
Abertura
16h05
Palestra
Poesia Hipertextual/Arte de Interface
16h30
Palestra
Gamearte e Realidade Mista
17 h
Mesa redonda
Arte e Tecnologia Aplicada a Dispositivos Móveis
· Georeferenciamento, Turismo e Arte
· Arte e Tecnologia – Campo Aberto à Criação
· PoemApp – O Mapa da Poesia do Brasil
18h30
Serviço
Lançamento Trilhas Poéticas
Pensamento Coletivo: Arte e Tecnologia em Debate
24 de junho (sábado)
Das 16h às 18h30
No Planetário de Brasília (Setor de Difusão Cultural, Via N1, Eixo Monumental)
Entrada gratuita