Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/17 às 17h23 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Aniversário terá Elba, Raça Negra e Renato Teixeira

COMPARTILHAR

Shows serão realizados gratuitamente na Torre de TV e na Praça dos Três Poderes

A diversidade da nossa cultura popular dará o tom das atrações musicais na celebração do Aniversário de 57 anos de Brasília na Torre de TV, nos dias 21, 22 e 23; e na Praça dos Três Poderes, no dia 23. Além dos 29 artistas locais, que ainda serão selecionados via chamamento público aberto até dia 6 de abril, a festa terá participação da cantora paraibana Elba Ramalho, do grupo Raça Negra, do músico caipira Renato Teixeira e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Tudo com acesso gratuito.

Elba encerrará a maratona de apresentações do primeiro dia do palco da Torre de TV, no dia 21, com seu show o Carnaval do Brasil. No espetáculo, Elba mostra um vasto panorama dos ritmos que predominam nas maiores festas populares do nosso imenso país. E também abre espaço para as canções e sucessos que marcam a trajetória de uma das maiores artistas da nossa MPB. O Raça Negra toca no dia seguinte, 22, também fechando a programação do dia com samba, pagode e grandes sucessos que marcaram a história do grupo.

No dia 23, às 17h, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro encerra as atividades no palco da Torre com concerto especial produzido em parceria com projetos sociais da UnB, Guará II, Gama e Santa Maria. No mesmo dia, a festa continua, às 19h, no Centro Cultural Três Poderes, com show do cantor e compositor paulista Renato Teixeira, principal atração da edição especial do projeto Poderes da Arte, especial para o Aniversário.

“Os shows trazem grande variedade de estilos e origens do Brasil e representam as culturas que formam a identidade de Brasília, igualmente diversa. Nesses 57 anos, 30 anos do tombamento da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade, queremos voltar nosso olhar para o nosso maior patrimônio, que é a riqueza de nossa cultura”, destaca o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

Atividades culturais

A programação cultural do Aniversário de Brasília deste ano vai muito além dos shows e reúne durante todo o mês um variado cardápio de atividades. As comemorações começam no dia 13, com o lançamento da Casa do Cantador como Pontão de Cultura. Continuando nos dias 15 e 16, o tradicional espaço cultural ceilandense recebe o Encontro da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF, que irá congregar fazedores de cultura de todos os cantos da cidade para dias intensos de debates, apresentações artísticas, exibição de filmes e com entrega dos prêmios do Fundo de Apoio à Cultura.

Até o final do mês as intervenções e apresentações artísticas do Aniversário de Brasília seguem distribuídas pela Torre de TV, equipamentos culturais e nas estações do Metrô. Estão previstas ações de educação patrimonial, sobre Brasília e sua história, para alunos do ensino fundamental da rede pública em locais como o Centro Cultural Três Poderes, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Catetinho. “Neste ano teremos mais de 30 ações distribuídas em 16 dias de programação, em várias regiões administrativas, ampliando o acesso da população à toda a programação, que é muito diversa e vai desde contações de história, teatro infantil e exposições até shows artísticos”, complementa a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares.

Além disso, estão previstas mostra de filmes no Cine Brasília de 19 a 23 de abril, mostra de artefatos indígenas no Memorial dos Povos Indígenas e exposição comemorativa dos 10 anos do Museu Nacional.

Os artistas que irão compor esta programação – incluindo os shows da Torre de TV – serão selecionados via chamamento público. As inscrições para os interessados em desenvolver atividades artísticas durante este período estão abertas até o dia 6 de abril.

A Secretaria de Cultura investirá R$ 264,5 mil na contratação dos talentos locais. Para os cachês de artistas nacionais, serão investidos R$ 290 mil. As estruturas para os eventos ainda serão licitadas.

Confira aqui a programação completa