Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/14 às 17h29 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Aniversário de Brasília terá atuação de 5 mil profissionais de segurança

COMPARTILHAR


Policiamento será intensificado na zona central da capital e na Via-Sacra de Planaltina

Cerca de 500 mil pessoas são esperadas nos grandes eventos deste feriado prolongado em que se comemora o Aniversário de Brasília. De sexta (18) à segunda-feira (21), estarão nas ruas do DF cerca de 5 mil profissionais da Segurança Pública para garantir a tranquilidade. Esse efetivo atuará principalmente na zona central da capital e na Via-Sacra de Planaltina. O reforço, no entanto, não afetará o policiamento nas demais regiões administrativas.

“A nossa maior preocupação é com a segurança de cada uma dessas pessoas, sejam nossos brasilienses ou turistas. Queremos garantir que tudo ocorra de forma pacífica e ordeira”, destacou o secretário de Segurança Pública em exercício, Paulo Roberto Batista de Oliveira.

Pelo planejamento da pasta, o trânsito nas vias N1 e S1 será interrompido a partir das 2h do domingo (20) até a 1h da madrugada de terça-feira (22). A pesar disso, todos os estacionamentos estarão em funcionamento e o acesso pode ser feito por vias alternativas.

Ainda no campo da mobilidade urbana, as autoridades aconselham o uso do transporte coletivo. O Metrô, no domingo (20), funcionará normalmente até às 22h. Após esse horário, o embarque será permitido somente na Estação Central, até às 2h. Na segunda-feira (1) esse horário de embarque se encerra à 1h.

Em relação aos ônibus, o DFTrans, autarquia do GDF que gerencia esse sistema, informou que os coletivos funcionarão em esquema especial saindo da Rodoviária do Plano Piloto rumo às regiões administrativas com espaçamento máximo de 60 minutos, da 0h às 6h. Cada uma das empresas terão cinco carros extras para atuar em caso de necessidade de reduzir o intervalo entre as saídas.

Futebol

Durante o feriado prolongado Brasília será palco de duas grandes disputas do futebol Brasileiro. No Domingo (20), Flamengo enfrentará o Goiás, e na segunda-feira (21), o Brasília entra em campo, no Estádio Mané Garrincha, com o Paysandu, de Belém do Pará.

Para partida que terá o time carioca, foram colocados à venda 67,4 mil ingressos. Os portões se abrirão às 15h30 e a bola começa a rolar às 18h30. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, haverá no interior da arena 450 seguranças privados, 70 brigadistas e dois postos de atendimento médico. Dois setores do anel superior do Mané Garrincha serão isolados para separar torcidas.

No jogo do time paraense, que acontece às 17h, a previsão de abertura dos portões é às 15h. Nesta partida, foram disponibilizados 62 mil ingressos. Farão a segurança 250 profissionais de empresas privadas, 40 brigadistas e um posto médico. Também haverá separação de torcidas.

Para ambos os jogos haverá montagem de uma unidade de delegacia da Polícia Civil dentro do estádio. A Polícia Militar, por sua vez, atuará com o policiamento ostensivo e com equipes preparadas para manifestações.

Em relação ao trânsito nos horários de jogos, a Segurança Pública montará pontos de passagem de pedestre nas vias N1 e S1 para facilitar o acesso de torcedores. As saídas de veículos próximas ao estádio terão sentido único. Já a via N1, após os jogos, ficará fechada por até 45 minutos para facilitar a saída das pessoas.

Recomendações das forças de segurança:

– Utilizar transporte coletivo ou solidário (carona) para deslocamentos

– Chegar aos eventos com antecedência

– Atravessar em faixas ou passagens de pedestres

– Não portar objetos cortantes como garrafas

– Fazer alimentação leve

– Usar roupas e calçados adequados

– Não ingerir bebida alcoólica e dirigir.

– 24 bafômetros estarão nas ruas em operações.