26/07/19 às 17h46 - Atualizado em 26/07/19 às 18h14

Agenda Cultural movimenta Brasília no fim das férias de julho

Com uma ampla movimentação cultural e turística no mês de julho e início de agosto, a agenda cultural conta com grande diversidade de programações para todas as faixas etárias promovidas pelos espaços culturais públicos do Distrito Federal destinadas ao período de férias. Confira:

Biblioteca Pública de Brasília

Um encontro com muito choro e comidas típicas de festas julinas ocorre todas as últimas sextas-feiras do mês. Acontece nesta sexta (26) o Choro Julino. O evento conta com grandes músicos da cidade, entusiastas do ritmo para uma roda com muita música e animação. A partir das 17 horas.

Biblioteca Nacional de Brasília

Na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), neste sábado a partir das 10h30min, no Espaço Infantil, ocorrerá a apresentação do grupo Comboio Percussivo. O Comboio é um coletivo de cultura popular brasileiro pautado na oralidade e na ancestralidade e fundamentado nas tradições populares afro-brasileiras e indígenas. A apresentação contará com atividades de musicalização e contação de histórias com o músico e pedagogo Mario Jorge Jaymowich, idealizador do projeto. No domingo (28), acontece a oficina “Corrida de Compreensão Leitora” no Espaço Infantil da Biblioteca Nacional de Brasília, a atividade tem duração de duas horas, a partir das 10h e tem foco em crianças de 7 a 11 anos e seus familiares.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Neste sábado, a Orquestra se apresentará no Centro Cultural Banco do Brasil no CCBB in Concert. O espetáculo contará com os clássicos do rock e rock sinfônico. Regido pelo Maestro Cláudio Cohen, a apresentação conta com a participação de Kiko Peres, Haroldinho Matos, Dillo Araújo, Marcelo Barbosa e Ticho Lavenere.

Complexo Cultural Samambaia

Em Samambaia, o Complexo Cultural traz o Sarau Dona Verônica, com shows musicais e poesias. No dia 26, a música ficará por ponta das Rainhas do Babado, Linda Maria e César de Paula. Poesia a cargo Duendes Blues (Domício Chaves e Hamilton Zen), Carol Araujo e Geraldo Ramiere. Às 20h. No dia 27, o dia começa com a oficina de dança às 10h e a Oficina charme e flashback às 14h. A noite rola o show do Complexo em Movimento. Para o dia 29, o CCS conta com oficinas o dia todo: Percussão 9:30, Artesanato 15h, capoeira 17h e teatro 19h.No meio da tarde do dia 30, às 15h o CCS recebe o projeto “Vamos ao Teatro”, do Instituto Embalando Sonhos e dos CAPS de Samambaia e Taguatinga. Para os dias 30 de julho e dia 01 de agosto, o Complexo oferece a Oficina de Cinema de 08h as 11h, Oficina de Balé, de 14h30 as 18h30 e a Oficina de Hip Hop de 19h as 20h. No sábado (03) as atividades do Complexo Cultural de Samambaia serão a Residência de Teatro Musical – TMPB – De 14h as 19h – Sala de Audiovisual e a Reunião do Cineclube – Núcleo de Audiovisual – De 9h as 12h – Sala de Audiovisual.

Museu Vivo da Memória Candanga

Outro espaço que oferece oficinas durante o mês das férias é o Museu Vivo da Memória Candanga, com cursos de costura, gravura, cerâmica, papel e da técnica pinhole. O local ainda abriga e exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, e a Casa Verde recebe temporariamente a mostra Seu Pedro.

Museu Nacional e Museu do Catetinho

O Museu Nacional da República continua com as exposições dos artistas Farnese de Andrade, Thiago Martins de Melo e Lia do Rio. O Museu do Catetinho, restaurado, é ótima opção para curtir um pouco de verde e um tanto de história.

Complexo Cultural de Planaltina

O Complexo Cultural Planaltina traz a programação musical do “Complexo em movimento”. Com grupos de dança, RAP, teatro e percussão, o evento começa às 19h do dia 27/07- sábado e conta com as seguintes atrações: Circo Chegou, Pilado de Barbatão, África Tática, Sensação Paraense, Cyphers Clan e NDL Rappers.

Cine Brasília

Entre os destaques o Cine Brasília conta com o lançamento um documentário com arquivos do cinema brasileiro e a fábula chinesa em superprodução. “Desarquivando Alice Gonzaga” traz preciosidades do arquivo da Cinédia; diretor de “Adeus, Minha Concubina” aborda mistério na dinastia Tang.

Espaço Cultural Renato Russo

No Espaço Cultural Renato Russo, opções de diversão e cultura para o fim das férias não faltam. Com uma programação recheada com oficinas, peças teatrais e fábrica de bonecos, com as tarde divertidas para as crianças, já para os adultos o ECRR também conta com o espetáculo teatral “Soy Loco Por Ti América”.

Casa do Cantador

Tradicional no cenário da música regional, a Casa do Cantador conta com o “Encontro Musical”. Com muita animação, o evento conta com o Riva Santana, Diró Nolasco, Gilson Alencar e Luizão do Forró. O encontro acontecerá no próximo dia 03 de agosto, a partir das 21 horas.

Confira também nossas redes sociais! Instagram/Twitter/Facebook: @SececDF

Foto: Agência Brasília.