Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/14 às 21h35 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Agência de fomento à música independente é lançada no DF

COMPARTILHAR

Projeto vai receber R$ 700 mil em investimento da Secretaria


Aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), na Secretaria de Cultura, o lançamento da agência Circula, Incubadora Distrital de Apoio ao Rock e Música Independente do DF. A iniciativa inédita – de artistas locais, do Movimento Brasília Capital do Rock e da Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) – vai receber aproximadamente R$ 700 mil em recursos da pasta.

Além de representantes da Circula, estiveram presentes no evento o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira; o Secretário-adjunto, Miguel Batista Ribeiro; o deputado distrital, Cláudio Abrantes; o subsecretário de Relação Institucional, Reinaldo Gomes e o Subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes.

A ideia do projeto é fomentar o cenário da música independente de Brasília. Para tanto, ao longo de um ano a agência vai fornecer a 39 artistas e bandas locais consultoria para se profissionalizarem no cenário musical, a partir de quatro eixos: agenciamento, capacitação, comunicação e pesquisa. Entre os objetivos estão o de conectar produtores culturais locais e nacionais, já consolidados no mercado, a profissionais que estão iniciando sua carreira.

Um dos organizadores da agência, o produtor musical Fábio Pedroza, falou que a ideia da agência começou a se desenvolver em 2010 e tomou forma ao longo dos anos. “Queremos um projeto que não seja apenas pontual, como a realização de shows, mas algo que tenha um olhar para a carreira da banda ou dos artistas, para o futuro profissional”, ressaltou.

Para o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, essa iniciativa se integra ao trabalho feito na cultura do DF. “As nossas atividades têm a preocupação de reconstruir políticas públicas na capital. A nossa expectativa é a de valorizar iniciativas nesse sentido”, ressaltou.

Na ocasião, o deputado distrital Cláudio Abrantes destacou o ineditismo do projeto. “É muito simbólico essa iniciativa por conta da história da cidade com o rock”, lembrou. O Subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes, falou sobre a importância do campo musical no país, sendo o setor que mais demanda projetos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). “O espírito do FAC é de ser menos custeio de eventos e mais investimento em ideias desse tipo”, disse.

Show de lançamento
Nesta sexta-feira (16), acontecerá a festa de lançamento com show gratuito das bandas brasilienses The Neves, Scalene e Darshan. O show será na 307 sul, a partir das 19h.