Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/14 às 13h45 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Adolescentes do sistema socioeducativo terão aula de percussão

COMPARTILHAR

Unidade de São Sebastião oferecerá quatro oficinas 

Os adolescentes da Unidade de Internação de São Sebastião poderão, durante o mês de abril, poderão despertar o gosto por um instrumento que revela muito da cultura brasileira. A Secretaria da Criança, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), oferecerá aos internos quatro oficinas de percussão.

As aulas, que começaram no dia 8, serão realizadas pelo grupo Orquestra Popular Marafreboi, ainda acontecerão em 15, 22 e 29 de abril. O projeto é uma das contrapartidas junto ao FAC que atenderão o sistema socioeducativo do DF para promover o acesso à cultura dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, o que contribui com o processo de ressocialização.

Orquestra Marafreboi

A orquestra é formada por 18 músicos profissionais de diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Distrito Federal, todos residentes em Brasília há mais de 15 anos.

No repertório do grupo, há gêneros como frevo, coco, xote, baião, ciranda, maracatu, catira, xaxado, choro, samba-pisado, cavalo-marinho, tambor de criola e cacuriá, entre outros, todos em uma leitura instrumental de orquestra de sopro.

Dentro do ciclo carnavalesco do DF, a banda contribui com os blocos de rua como Suvaco da Asa, Cafuçu do Cerrado e Virgens da Asa Norte.