Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/13 às 20h51 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Acervo de obras do MAB recebe tratamento especial em salas no Museu da República

COMPARTILHAR
O novo projeto arquitetônico do Museu de Arte de Brasília (MAB) deverá ser aprovado na primeira quinzena de março/2013. É o primeiro passo da Secretaria de Cultura para que seja iniciada a reforma do prédio.

Somente após a conclusão da reforma é que as obras do acervo serão devolvidas ao MAB. Até lá, ficarão guardadas em amplas salas do Museu Nacional da República.
São, no total, 1370 peças entre gravuras, esculturas e objetos que foram fotografados e catalogados pela equipe da diretora do Museu, Ana Taveira. Entre as principais, destaque para obras de artistas renomados como Iberê Camargo, Beatriz Milhazes, Bianchetti, Antonio Poteiro e Athos Bulcão, entre outros.

O setor onde as obras ficam armazenadas é chamado de reserva técnica, um espaço distribuído entre duas salas climatizadas para garantir a originalidade de cada peça. Antes do acondicionamento, todos os trabalhos passaram por um processo de higienização e receberam um invólucro – especialmente os quadros – para evitar qualquer tipo de acidente.

O acervo do MAB foi transferido para o Museu da República em 2007 por determinação do Ministério Público após constatar graves problemas na estrutura do prédio onde funciona o Museu.

O acervo do MAB foi formado inicialmente, segundo a diretora Ana Taveira, por artistas que chegaram a Brasília desde a construção, na década de 50. “Eles faziam as exposições na antiga Fundação Cultural e como contrapartida doavam uma de suas obras.”
Segundo Ana Taveira, o MAB tem um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país. E as obras não ficam restritas às salas fechadas do Museu da República.

No dia 12 de março, como parte do projeto ‘Acervos em Movimento’ o MAB, em parceria com o Museu da República inaugura uma mostra conjunta.
A exposição ficará aberta até o dia 28 de abril, de terça a domingo, das 9h às 18h30.