13/04/18 às 9h59 - Atualizado em 18/04/18 às 16h27

Abertas novas convocatórias para o Centro de Dança

Para qualificar seu uso e estimular práticas de dança de proposições variadas, o Centro de Dança do Distrito Federal lança novas convocatórias públicas para seleção de propostas a serem realizadas em suas dependências. Dois chamamentos específicos se voltam a aulas continuadas e processos criativos em dança, e recebem inscrições até o dia 23 de abril. Há ainda a convocatória de demandas espontâneas, que fica permanentemente aberta para acolhimento de pedidos diversos da comunidade da dança.  Interessados podem conhecer os regulamentos e inscrever projetos pelo site www.centrodedancadf.com.br.

Todas as atividades devem estar alinhadas ao perfil do equipamento, destinado à investigação, criação, qualificação e ao aperfeiçoamento profissional na área da dança. Para apresentar pautas, o agente cultural precisa ter mais de 18 anos e estar cadastrado no Mapa nas Nuvens – Cartografia Cultural do DF.

A convocatória de aulas continuadas vai selecionar até seis propostas de professores do Distrito Federal para oferta de aulas de dança e práticas corporais regulares, de maio a dezembro de 2018. O teto de valor passível de ser cobrado será de R$ 13,00 por hora-aula.

Já a convocatória de processos criativos se volta a artistas/grupos que queiram utilizar o Centro como espaço de criação e pesquisa, para desenvolver processo investigativo em dança. As proposições podem ter formato de solos, duos ou grupos e vão realizar mostra pública ao final do trabalho. Duas propostas serão selecionadas para execução entre maio e junho, recebendo, inclusive, bolsa de pesquisa para o período. Futuramente, outras convocatórias de processos criativos serão abertas para os demais meses de 2018.

As outras diversas possibilidades de atividades em dança – tais como ensaios, oficinas, residências, mostras e festivais – podem ser submetidas nas demandas espontâneas. Numa primeira chamada realizada no mês de março, 83 propostas de diversas categorias foram inscritas nas demandas espontâneas, das quais 43 foram selecionadas e começam a ser executadas no local neste mês de abril.

Centro de Dança do DF – Fundado em 1993 e com histórico fundamental para a cena da dança brasiliense e brasileira, o Centro de Dança oferece espaço físico de ponta para o desenvolvimento de atividades que desdobrem e contribuam para as políticas públicas do setor. Tendo sido locus de companhias importantes como ASQ, Alaya Dança, baSiraH, Beton, Grupo Stillo, entre outras, o Centro passou a fazer parte, em 2009, dos equipamentos públicos de cultura gerenciados pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O Centro de Dança do DF foi reaberto em fevereiro, após cinco anos fechado e uma ampla reforma que requalificou toda sua estrutura, com valor aproximado de R$ 3,2 milhões financiados pela Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal). Estão renovadas as suas cinco salas de práticas corporais, sete salas de produção, gestão e reflexão teórica, além de videoteca, jardim interno, salão de estar e cozinha.

A gestão da programação do local está sendo conduzida pela Secretaria de Cultura em parceria com a Conexões Criativas, associação selecionada por meio de edital público. A colaboração é baseada na Lei Federal 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), está integrada ao programa “Lugar de Cultura”, de valorização e preservação do patrimônio da cidade, e alinhada à Política de Estímulo e Valorização da Dança do DF.