Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/12 às 11h43 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

A China é aqui: bola preta de sobradinho traz a milenar cultura oriental para o ceilambódromo

COMPARTILHAR

bola preta foto

“Para o carnaval de 2012, a Bola Preta está apostando alto. Em cada detalhe minucioso nos inspiramos no grandioso e milenar trabalho da China para trazermos para avenida um espetáculo inovador, encantador e mágico. Cultura, história, sabedoria e tecnologia irão misturar-se na passarela e explodir com cores brilhantes e acabamentos luxuosos, na vanguarda de um show que Brasília nunca testemunhou.” 

O depoimento é de Rony Pala, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho. Segundo ele, os carnavalescos da Bola Preta não vão apenas confeccionar fantasias, mas fazer do carnaval uma grande fantasia, com responsabilidade social e muito trabalho em equipe. Afinal, conclui, “carnaval é cultura, Bola Preta é Família”.

China: Rompendo a Muralha e Abraçando o Mundo com a Huawei

Na linha de promover a cultura, o enredo da Bola Preta, “China: Rompendo a Muralha e Abraçando o Mundo com a Huawei”, vai contar a história de mais de quatro mil anos da China. Do período mais tradicional e com mais importância histórica, até o presente, sem deixar de lado a influência do país oriental na formação cultural brasileira.

De acordo com o material de divulgação, a Bola Preta de Sobradinho fará “um passeio pela Primeira Era Imperial e as dinastias mais marcantes das eras seguintes, trazendo cores, sons e texturas tipicamente chineses, bem como a interpretação, adaptação e transformação destes termos para a avenida do carnaval brasiliense.”

História 

O G.R.E.S. Bola Preta de Sobradinho foi fundado em 09 de Abril de 1974 por um grupo de militares que foram transferidos do Rio de Janeiro para nova capital federal.
Ao longo desses quase 37 anos de história, a Bola Preta alcançou boas colocações no carnaval de Brasília: vice-campeã em 1982 e 1987, campeã em 1988 (quando subiu ao grupo especial) e recentemente vice-campeão em 2002 e 2006.
Seguindo o exemplo das grandes agremiações do Rio de Janeiro, a atual diretoria do Bola Preta, que assumiu em abril de 2004, tem como objetivo principal conseguir uma sede definitiva, participar das soluções dos problemas sociais com a promoção de cursos e oficinas de artes-plásticas, marcenaria, serralheria, pintura, canto, dança e música.