14/07/19 às 18h06 - Atualizado em 14/07/19 às 18h06

60 anos de Brasília é tema de escola de samba Vila Isabel em 2020

A agremiação carioca Unidos de Vila Isabel anunciou em evento na noite de sábado (13) o enredo para o carnaval 2020, que homeageará Brasília. A festa, realizada no Rio de Janeiro contou com a presença do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e do secretário de Cultura e Economia Criativa Adão Cândido.

A escola apresentará na Marquês de Sapucaí o tema “Gigantes pela Própria Natureza, Jaçanã e um índio chamado Brasil”, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A história conta, por uma lenda indígena, o sonho de um curumim que revela o nascimento de sua irmã, que trará esperança para os povos e chamará Brasília.

A construção de Brasília será acompanhada pelo foliões a partir do voo de uma Jaçanã por todo o país, acompanhando os povos – candangos – até a futura capital federal. Essa trajetória reforça a esperança de união e igualdade e, principalmente, a miscigenação da capital a partir da junção de pessoas de todos os cantos do país, num caldeirão de brasilidade.

Os personagens históricos da cidade também são lembrados no enredo, que traz Lúcio Costa e Oscar Niemeyer como pajés que moldam Brasília, projeto relatado pelo cacique Juscelino Kubitscheck.

“Estou muito feliz de estar aqui neste momento, representando a capital do Brasil. Vamos levar a história da nossa cidade para a avenida e mostrar ao mundo quem somos”, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha,  durante o evento.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido falou sobre a importância da inciativa da Vila Isabel. “O carnaval do Rio de Janeiro é um dos principais eventos do tipo em todo o mundo. Os olhos de milhões de pessoas estarão voltados para a história da nossa cidade, que completa 60 anos”, disse.

O presidente da Vila Isabel Fernando Fernandes destacou a importância do apoio que recebeu do GDF para a realização da festa. “É uma demonstração de força da nossa escola e do carnaval carioca. Agradeço muito as presenças dos governadores e enalteço a confiança e a credibilidade que estão depositando na Vila Isabel. Tenho certeza que o apoio do Distrito Federal vai possibilitar um desfile para honrar a história que contaremos”, concluiu.

Também participaram do evento o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, o chefe da Casa Civil do DF Valdetário Monteiro, o secretário de Fazenda André Clemente, o secretário de Esportes Leandro Cruz, a secretária de Turismo do DF Vanessa Mendonça e Ione Fogaça, superintendente do Iphan.

Em sorteio realizado na sede da Liga Independente das Escolas de Samba na próxima quinta-feira, dia 18 de julho, a partir das 19h, a Unidos de Vila Isabel conhecerá o dia e o horário de seu desfile para o Carnaval 2019.

Leia também...