Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/13 às 18h14 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

COMPARTILHAR

Nesta quinta (21/03), a sala Villa Lobos do Teatro Nacional foi palco para a comemoração dos 10 anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

No evento, estiveram presentes governo, organismos estaduais e municipais de promoção da igualdade racial, movimentos sociais e sociedade civil organizada, classe artística e autoridades diplomáticas.

A programação incluiu o lançamento do selo “Luta Contra a Discriminação Racial”, da Série América, emissão especial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; apresentação do vídeo “Uma Década de Igualdade Racial” que fez um apanhado da luta dos movimentos e uma série de homenagens às autoridades no campo artístico, político e social pela contribuição à promoção da igualdade racial no Brasil. Entre os homenageados, protagonistas e o autor da novela “Lado a Lado” e o ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva que instituiu a SEPIR em março de 2003.

O Selo








 

Para o Presidente dos Correios, Wagner Pinheiro,  o tema é abrangente e sugere diferentes apelos. “Lançar este selo em 21 de março, data instituída pelas Nações Unidas contra a luta pela eliminação da discriminação racial, incentiva toda a sociedade a refletir e se organizar contra a luta para qualquer tipo de discriminação”, falou Wagner Pinheiro.

O selo lançado pelos Correios apresenta três rostos em perfil, simbolizando a diversidade racial. O perfil na cor preta se estende até a representação da luta contra a discriminação racial, ao centro da margem inferior. A figura do perfil colorido com estampas destaca pessoas negras em situação cotidiana, profissionais, família e atletas, em igualdade de oportunidades, caminhando sobre uma rampa que se transforma na faixa central da bandeira brasileira, representada ao lado direito do selo. No lado esquerdo da composição, o desenho do Congresso Nacional sob os símbolos da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP e da Organização das Nações Unidas – ONU.

No encerramento, a cantora Margareth Menezes fez um pequeno show.