19/03/13 às 18h23 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

21 de março – Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial

No dia em que se comemora o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial – 21/03 – será realizado no Gama uma grande festa com apresentações musicais, teatrais e dança. Entrada franca.

No palco subirão as atrações musicais BAMDAMEL, Banda A kuzinha Musical, Chikita Bakana, Nanân Matos e Cleyson Batah. Além das apresentações de teatro e dança Ricardo Pindura e Cia. De teatro Mendigos de Gravata, Tambores na Escola e Banca de poeta.

21 de março – Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial

Em 21 de março de 1960, em Johanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. Comemorar o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial nesta data é uma forma de homenagear e manter viva na nossa memória essa luta. Hoje, as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que deve ser comemorado  nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Serviço:

Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial