Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/12 às 18h49 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

2º Etapa da Consulta Pública

COMPARTILHAR


Neste fim de semana, aconteceu a segunda etapa da Consulta Pública na Funarte. Foram três dias de debates, votação e formação de novos colegiados.

A abertura aconteceu na sexta-feira com a presença da classe artística, o secretário de cultura, Hamilton Pereira, o secretário da Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio e o ex-prefeito e idealizador da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, Olívio Dutra.

Hamilton Pereira abriu a solenidade alertando para a premência de inclusão das políticas públicas. “É necessário e urgente incluir a agenda das políticas culturais no processo de desenvolvimento social e sustentável do DF”, disse o Secretário de Cultura.

Em seu discurso, o Secretário da Promoção da Igualdade Racial declarou que o Sistema de Cultura deve ser um instrumento que garanta aos grupos culturais populares a ampliação e democratização dos diversos elementos de fomento à cultura.

Já o Subsecretário de Cultura, Miguel Ribeiro, ressaltou a importância do Sistema de cultura para a democracia” o Sistema de Cultura é uma oportunidade histórica para o exercício democrático da cultura, e um passo fundamental para mobilização ativa e consolidada das classes culturais”, afirmou Miguel Ribeiro.

Olívio Dutra defendeu uma contribuição mais efetiva da sociedade. “É preciso criar um Sistema de Cultura que articule a fruição cultural e a participação ativa da sociedade no cenário da cultura… A política cultural estabelecida no Estado só é validada se for determinante na construção de uma melhoria significativa da qualidade de vida das comunidades. É preciso incendiar a cidadania de um povo pela consolidação de sua cultura.”, concluiu o idealizador da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

A Lei em votação

No sábado e domingo (08 e 09/12), sociedade civil, classe artística e a Secretaria de Cultura reuniram-se para votar, por meio eletrônico, os mais de 60 artigos da lei do Sistema de Cultura. O público pode votar pela manutenção do artigo, supressão, alteração de texto ou inclusão de um novo artigo.

Durante a votação, foi anunciada a formação de mais cinco colegiados: teatro, cultura popular, livro e literatura, patrimônio e artes visuais.

Nesta quarta (12/12), será realizada a solenidade de assinatura do acordo federativo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura. E no sábado (15/12), ocorre a continuação da consulta pública “O FAC que queremos”, ás 14hs, na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional. 


Saiba mais sobre o assunto.


{module FACEBOOK}