10/04/11 às 13h24 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

11º Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal

11 Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal

Durante quatro dias, 20 grupos representarão o Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás em apresentações inéditas que envolvem fé, tradição e cultura. Rezas, ladainhas, comidas típicas e danças como a catira, o lundu e a curraleira farão parte da programação. O 11º Encontro de Folias de Reis do Distrito começou nessa quinta-feira (8) e vai até domingo (12).

Logo na abertura, o público poderá conferir o show de Almir Sater. Nos demais dias, são esperados artistas como Zé Mulato e Cassiano, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léo, Galvan e Galvãozinho, Márcio e Marcelo, Flávio Brasil, Kleuton e Karen, Badia Medeiros, Vandeley e Valtecy, Diego e Gustavo, Luiz Faria e Silva Neto, e o Regional do Tico-Tico, entre outros.

No intervalo das atrações, haverá momentos de oração e confraternização. Os almoços e jantares dos foliões, representações teatrais e cantos de agradecimentos mantêm a tradição da festa. O artesanato local também terá destaque em uma exposição.

A organização do evento promoverá ainda o concurso de presépios. O objetivo é incentivar os moradores a manterem a tradição de montar a gruta em que Jesus nasceu. Os melhores trabalhos receberão prêmio de até R$ 2 mil.

A partir deste ano, o Encontro passará por modificações, a fim de democratizar o acesso à festa, que é uma das mais antigas do país. Pela primeira vez, o evento será realizado na Praça São Sebastião, no Setor Tradicional de Planaltina, e não mais no Parque da Cidade. Nos próximos anos, a escolha será por meio de sorteio. A ideia é que a Folia passe por todas as Regiões Administrativas.

Fonte: com informações das secretarias de Turismo e de Cultura

Publicada em 2011