Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/11 às 13h26 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

10 mil pessoas pulam carnaval no primeiro dia de desfiles no Ceilambódromo

COMPARTILHAR

Nem a forte chuva que caiu no início da noite de sábado (05/03), afastou os foliões que foram acompanhar o primeiro dia de desfile no Ceilâmbodromo. Famílias inteiras e muitos jovens prestigiaram os Blocos de Enredo que abriram a noite de folia.

Na estrutura do Ceilambódromo, foi montado um palco que trará duas apresentações todos os dias antes e após os desfiles das Escolas de Samba. A Banda Qserá e o grupo Surdodum – a Batida do Silêncio iniciaram a noite de sábado e, durante duas horas, os foliões puderam dançar e se divertir e se preparar para o desfile dos Blocos de Enredo.

O reinado de Momo, a Rainha, a Princesa e Garota Simpatia do carnaval abriram os desfiles. Logo em seguida, entrou o primeiro Bloco de Enredo da noite o “Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante da Colina”. O Bloco escolheu como homenageado o presidente do Vasco, Roberto Dinamite. Na abertura do desfile, o locutor contatou Roberto Dinamite via rádio que falou ao vivo com a Escola e desejou um ótimo desfile. Com o enredo “Dos Mares à Consagração, a Gigante e o Vasco em um só Pavilhão”, a escola demonstrou todo seu amor ao time de futebol Vasco da Gama.

O restante da noite foi todo dedicado as mulheres. “Unidos do Varjão”, “Acadêmicos do Riacho Fundo II” e “Gaviões da Fiel” escolheram o Dia Internacional da Mulher como tema para o samba-enredo. O segundo Bloco de Enredo a entrar na passarela do samba, Unidos do Varjão apresentou o enredo “Maria Guerreira Bonita. A Flor do Cangaço no jardim da mulher brasileira” que homenageou o centenário de nascimento de Maria Bonita.

Os Acadêmicos do Riacho Fundo II desfilaram com o enredo “De Wilma Flintstone à Dilma Rousseff. O papel da mulher na sociedade”, contando a evolução e a conquista das mulheres na sociedade brasileira. E fechando o primeiro dia de desfile, a Gaviões da Fiel levantou a multidão. O Bloco teve uma torcida muito especial composta por torcedores do time de futebol Corinthians e entoou o samba-enredo “Mulher, a tua luta revela a tua verdadeira beleza.

Participação Especial

Várias Embaixadas acompanharam o desfile. Representantes das Embaixadas da Nigéria, Sudão, Trinidad e Tobago, Etópia e Nigéria assistiram ao espetáculo do carnaval e alguns arriscaram passos de dança para acompanhas os Blocos de Enredo.

Outros convidados muito especiais, também, compareceram a festa. “Anjos e Demônios” foram enviados pelo Detran para alertar os foliões sobre a perigosa combinação entre álcool e direção. Os personagens fazem parte da Campanha “Topa ou Não Topa” que irá distribuir 60 mil panfletos e orientar os foliões em diversos pontos da cidade sobre o perigo de dirigir alcolizado e incentivar o “amigo da vez”.

Agentes da Secretaria de Saúde misturaram-se ao público e para concientizar e distribuir camisinhas. Durante todo o carnaval, serão entregues 81 mil kits de camisinha.

Mais Festa

No Domingo (06/03) desfilam as Escolas de Samba do Acesso II. A festa começa às 18h com as Bandas Mancha do Dendê e Válvula. Apresentam-se esta noite as Escolas de Samba “DZ6 Unidos de Planaltina”, “Vila Planalto / Lago Sul”, “Projeto Colibri de São Sebastião Império do Guará” e “Unidos do Riacho Fundo”. O Grupo Alínea 11 dá o tom final da festa com show após os desfiles.

Publicada em 2011